sábado, 16 de novembro de 2013

Projeto prevê fatia fixa para royalties sobre minérios

JULIA BORBA
VALDO CRUZ
DE BRASÍLIA
Ouvir o texto
Sob redação do deputado Leonardo Quintão (PMDB-MG), o novo Código de Mineração pode determinar, em lei, um percentual fixo dos royalties que as empresas exploradoras de minério deverão pagar ao setor público.
A proposta contraria o governo, que submeteu sua versão ao Congresso sem estabelecer esses percentuais para cobrança de impostos, dizendo apenas que eles poderiam chegar a até 4%.
A pretensão do governo é deixar a fixação da alíquota exata em uma regulamentação posterior, por meio de decreto. Assim, as taxas não ficariam engessadas e poderiam ser alteradas de acordo com a conjuntura econômica do setor de mineração.
Exemplo: num cenário de queda acentuada do preço do minério de ferro, o governo poderia reduzir a alíquota para menos de 4%.
OURO
A versão do documento elaborada por Quintão, a qual a Folha teve acesso, indica que o royalty do ouro seria taxado em 4% do faturamento bruto. Atualmente, as mineradoras pagam 1% de seu faturamento líquido.
Apesar de não serem números comparáveis -já que houve uma mudança no método de cálculo-, especialistas do setor acreditam que a medida equivale a dobrar o encargo pago atualmente.


Caminhão em mina de ouro em Sabará (MG); royalty pago pelas empresas pode subir
Caminhão em mina de ouro em Sabará (MG); royalty pago pelas empresas pode subir
 PedroLobo - 15 ago2007/Bloomberg News
"O maior problema de se aumentar as taxas sobre pedras preciosas é o reflexo que isso tem no contrabando", diz Elmer Salomão, presidente da Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa Mineral.
"Para não pagar impostos, as pessoas saem do país levando as pedras escondidas, como fizeram muito com o ouro tempos atrás."
O documento de Quintão mantém os demais royalties dentro da média esperada pelo setor, ou seja, similares aos que já eram praticados no Brasil. O minério de ferro, por exemplo, também corresponderá a um royalty de 4%.
A proposta do deputado, ainda preliminar, não passou pela comissão especial da mineração. Quintão havia programado uma reunião antes de ontem para apresentar o texto, mas cancelou sem dar muitos detalhes.
A Folha apurou que Quintão ainda não apresentou seu texto oficialmente ao governo. Como ele faz parte da base aliada, essa conversa ainda está sendo aguardada para que possam ser aparadas arestas sobre o texto.
O setor da mineração viu com bons olhos as mudanças propostas por Quintão -à exceção da taxa de royalty para o ouro-, uma vez que ele incorporou diversas das sugestões feitas pelas empresas e ignoradas pelo governo.
A principal delas permite que as companhias do ramo continuem realizando estudos e mapeamentos para encontrar áreas de possível extração mineral sem a necessidade de que elas sejam previamente licitadas pelo governo.
UOL Economia  - Folha de S.Paulo - Mercado

Nenhum comentário: