terça-feira, 12 de novembro de 2013

Bahia lança MAPA Eólico para atrair Investidores

Sertão da Bahia é considerado um dos melhores locais do mundo para geração de energia eólica
Fonte:SICM
O governo da Bahia lança nesta quarta-feira (13.11), em Salvador, um mapa eólico que traz uma radiografia dos ventos no Estado. O sertão da Bahia é considerado um dos melhores locais do mundo para geração de energia eólica, com ventos velozes, entre 10 e 12 metros por segundo, que sopram numa só direção, rumo ao Planalto Central, e de forma constante.
"O potencial eólico encontrado no Estado equivale ao um pré-sal", afirma o secretário da indústria, Comércio e Mineração da Bahia, James Correia, numa referência ao setor de petróleo.
Segundo ele, o mapa identificou que existe um potencial para geração de 195 mil MW, sobretudo no interior do Estado, na região do semiárido, onde estão os melhores ventos.

Esse volume, porém, serve apenas como um indicador. Para efeito de comparação, o potencial é maior do que todo o parque gerador de energia elétrica brasileiro. O Brasil possui hoje uma capacidade instalada de 125 mil MW. Isso significa que a Bahia poderia produzir, sozinha, um volume ainda maior e apenas com aerogeradores, hipótese improvável.
De acordo com Paulo Câmera, Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, o mapa eólico levou em consideração torres de até 150 metros de altura. No mapa anterior, feito há dez anos, as torres possuíam só 80 metros. Foram identificadas sete áreas com grande potencial: Serra do Sobradinho, Serra Azul, Morro do Chapéu, Serra da Jacobina, Serra do Estreito, Caetité e Novo Horizonte, este último o ponto mais alto da Bahia.
O objetivo do mapa, no qual foram investidos R$ 3 milhões, é atrair investidores para o mercado baiano, que disputa com o Rio Grande do Norte, Ceará e Rio Grande do Sul o título de maior produtor de energia eólica do país. Essa é uma indústria que já movimenta cifras bilionárias no Brasil. A Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica) prevê que o parque gerador vai se expandir a um ritmo em torno de 2 mil MW ao ano no Brasil, o que vai exigir investimentos de R$ 8 bilhões por ano.
Vários grupos já estão instalados na Bahia, entre eles a Renova, cujos parques estão localizados na região de Caetité; a Casa dos Ventos, do grupo Salus; a Desenvix; a Enel Green Power; e o grupo Brennand Energia, que está construindo parques na região de Sento Sé.


Fonte: Valor Econômico

Nenhum comentário: