quinta-feira, 4 de abril de 2013

BAHIA MINERAÇÃO VAI USAR PORTO DE MALHADO COMO BASE PARA CONSTRUÇÃO






A Bahia Mineração, principal parceira do governo baiano na construção do Porto Sul, planeja utilizar o Porto de Malhado, em Ilhéus, como base logística para construção do novo porto. A informação foi confirmada pelo presidente da companhia, José Francisco Viveiros, durante debate sobre as obras do Porto Sul e da Ferrovia de Integração Oeste- Leste (Fiol) na Assembleia Legislativa da Bahia.
Segundo reportagem publicada pelo Jornal A Tarde, o Porto de Malhado foi apontado como uma alternativa em relação à proposta original que previa a construção de um terminal e um quebra-mar provisório para atuar como base de apoio para construção do Porto Sul. Viveiros alertou que erguer um quebra-mar provisório será um desperdício de recursos e de tempo. Além disso, é uma opção ruim do ponto de vista ambiental.
A base operacional em Malhados será utilizada para atração de navios com equipamentos para a construção do terminal off-shore. Contudo, não está descartado o uso do porto para escoar parte da produção de minério de ferro, enquanto o Porto Sul não estiver pronto. Desde janeiro, a Bamim já exporta parte da produção da lavra experimental, que foi vendida à mineradora Vale e sai do país pelo Porto de Tubarão, no Espirito Santo.
O uso de Malhado no apoio à construção do Porto Sul, contudo, ainda depende da superação de alguns entraves estruturais. O principal deles é o aprofundamento do calado do porto, através de um processo de drenagem, sob responsabilidade da Companhia de Docas da Bahia (Codeba). A licença ambiental para a obra foi emitida em janeiro deste anos, após 18 meses sob análise dos técnicos do Ibama.

Nenhum comentário: