sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

JOAO HENRIQUE INAUGURA NOVA PONTE SÃO JOÃO NESTE SÁBADO







O prefeito, João Henrique, inaugura amanhã (29), às 10h, no subúrbio de Salvador a nova Ponte São João. A inauguração terá concentração na Estação Ferroviária da Calçada, de onde os presentes, funcionários, autoridades, parceiros, imprensa, seguirão de trem até a ponte, inaugurando o seu percurso.

Segundo informações divulgadas pela Secretaria de Transporte e Infraestrutura (Setin) a reforma da ponte, com recurso federal, custou R$ 60 milhões, cuja obra pesada fora executada em duas etapas: a 1ª, totalmente submersa, é a fase da infra e mesoestrutura, de concretagem das colunas (tubulhões), para enchimento dos pilares novos e perfuração a partir da rocha, de 7 à 8 metros abaixo do nível do mar.  


A 2ª etapa foi a superestrutura, parte visual de toda obra já no nível do mar, onde se trabalhou novos trilhos – agora em via dupla, proteção e acabamento em estrutura metálica, ou seja, a conclusão da nova ponte, propriamente dita.


Com seus 450 metros de extensão, a ponte encontrava-se degradada, por conta das ações do tempo e da pesca de bomba, comprometendo suas colunas e demais estrutura, informou a Setin. Fundada em 1860, desde 1952 a ponte nunca recebeu intervenções para a sua conservação. Ligando Plataforma à Ribeira, esse equipamento, pertencente à antiga Leste-Rede Ferroviária Federal, foi transferido para Prefeitura de Salvador em 2005, assim como todo o sistema ferroviário.
BahiaEconomica 

Nenhum comentário: