domingo, 30 de dezembro de 2012

Anseios para 2013...Salvador - Ilhéus e a Bahia como estado

O segredo do sucesso está na gestão, e para que aconteça uma gestão produtiva é preciso um planejamento embasado em princípios e fundamentos pautados nas necessidades e na viabilidade de poder realizar.

Daí por vezes,na maioria delas o governante esquece que no regime democrático brasileiro o executivo, seja Presidente, Governador e Prefeito é eleito para um mandato de quatro anos,podendo ou não ser reeleito, provavelmente na dependência do povo haver aprovado ou não sua gestão.

Um governante seja de que esfera for tem que se empenhar para concretizar seus projetos, vencendo todos os obstáculos e a propósito vejamos Salvador e Ilhéus e até todo o território baiano.

Ilhéus

Necessita com a maior urgência que seja consumada a licença para construção do Porto Sul,pois é sabido que o entorno de um grande porto se transforma em ilhas de prosperidade e como se expressou João Carlos Cavalcanti :” no local onde vai ser implantado o Porto Sul por exemplo, moram pessoas em condições de miséria;sem água,sem energia elétrica, sem emprego. Obras como o Porto Sul e Ferrovia Oeste-Leste vão dar dinamismo  à economia do Estado... e tem mais, interesses de outros estados se posicionaram contra essas construções pois perderão força econômica ,pois muitas cargas saem da Bahia pelos Portos de Pernambuco (Suape dentre eles), Ceará (Pecém),Espirito Santos e até por São Paulo e que vão passar a ser transportadas através dos grandes navios que aportarão no Porto Sul, fato que acabará com a miséria, a pobreza absoluta que existe na localidade...será o progresso do município de Ilhéus e da Bahia.

A construção da Ponte Estaiada ligando o centro de Ilhéus ao Pontal tem que acontecer, bem como levará na garupa a reformulação de todo sistema viário da cidade e também a construção da duplicação da rodovia de Ilhéus a Itabuna, e os outros investimentos necessários para o crescimento de Ilhéus, como ZPE, novo hospital Geral,novo aeroporto e muitos outros por iniciativa privada.

A Ponte Estaiada e o novo sistema viário vai modernizar o sistema de mobilidade urbana e será também destaque para o turismo de nosso município.

Recentemente foram inaugurados em Ilhéus O DPT e o Terminal Pesqueiro. Uma pergunta: Foram realizadas dragagens na baía do Pontal, de ambos os lados da Ponte Lomanto Junior?
 Quando o Terminal Pesqueiro vai funcionar?
Visualmente olhando o trecho do mar espremido entre as areais próximas do Cristo e o morro de Pernambuco não fornece elemento para se acreditar que por ali barcos de médio porte possa adentrar a baía rumo ao Terminal Pesqueiro.
Se eu estiver errado, peço ao leitor fazer um comentário sobre o assunto.

Salvador

Com a construção das Linhas 1(complemento da antiga Rótula do Abacaxi a Pirajá) e 2 do Metrô(vai até Portão em Lauro de Freitas), das ampliações e requalificações de avenidas já existentes, com pistas exclusivas para o BRT, construções de novas avenidas como a 29 de março, Via Expressa Linha Viva, da conclusão da Via Expressa Baia de Todos os Santos, ordenação e requalificação da orla de Salvador e até a construção da Avenida Atlântica colocará a cidade em patamar de cidade evoluída.
 É bom não esquecer os estacionamentos e melhorias em Portos e Aeroporto.

Ferrovia Oeste- Leste

Há necessidade de uma atenção muito maior por parte da Valec, que representa o governo federal. Essa obra tem de fato de  sair do papel.
Por quantos mandatos é preciso um partido governar para consumar um projeto de tão alta relevância para a economia de tantos estados brasileiros?

É importante saber que o povo pode errar em sua escolha mas sabe também cobrar a eficiência de seu gestor, pois o sucesso é o segredo que cada gestor busca pois a vida continua e novas eleições vão acontecer...e enquanto a lei permite e há vida tudo pode acontecer.

As gestões da Bahia,Salvador e Ilhéus trabalhando em parceria pode consumar as promessas em realidade e transformar a Bahia em um estado onde o desenvolvimento será fato real no ano de 2013 que está a horas de iniciar esses são os votos de pensargrande.



Nenhum comentário: