quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Cidade

Salvador vai receber radar capaz de prever chuva em raio de até 400 km



A capital baiana vai ser uma das primeiras cidades a receber um dos 9 radares meteorológicos que já estão sendo confeccionados e devem ser instalados no segundo semestre de 2013.

A informação é do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

“Salvador é uma das cidades que tem um grande número de desastres naturais e com a instalação dos novos equipamentos pretendemos melhorar a capacidade de emitir alertas para as Defesas Civis locais”, diz o coordenador geral de operações do Cemaden, Carlos Frederico de Angelis.

Os novos radares são mais modernos “e tem a capacidade de identificação dos locais de chuva até 400 quilômetros de raio”, acrescenta de Angelis. De acordo com ele, a medida vai possibilitar ainda que os órgãos municipais e estaduais possam alertar a população e com isso minimizar os estragos feitos pela chuva e preservar vidas.

Para o subsecretário da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Osny Bomfim, a novidade é um passo largo para a melhoria das condições de vida da população soteropolitana. “Quem mais ganha com isso é o cidadão que vive em locais de vulnerabilidade por conta da chuva. Esse é mais um avanço para o nosso trabalho e vai possibilitar muitas melhorias e diminuição dos estragos feitos pelas águas”, diz ele.

Salvador possui aproximadamente 400 áreas e cerca de 2.100 pontos de risco. “São encostas que podem ceder com a chuva ou áreas que alagam a depender da quantidade de água que recebem em determinado período. Por isso trabalhamos durante todo o ano para evitar tais desastres e os novos radares vão nos auxiliar ainda mais nessa empreitada e principalmente nos ajudar a Salvar vidas”, observa Bomfim.



Os radares também vão ser instalados em

-- Natal (RN)

-- Maceió (AL)

-- Almenara (MG)

-- São Francisco (MG)

-- Três Marias (MG)

-- Santa Tereza (ES)

-- Jaraguari (MS)



Outro vai ser colocado em Petrolina (PE), no semiárido, para gerar também informações essenciais para a operação da agricultura e o gerenciamento dos recursos hídricos do Nordeste

Tribuna da Bahia

Nenhum comentário: