quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

CENTRO ESTADUAL DE ONCOLOGIA É MODERNIZADO E VIRA REFERÊNCIA

Após ser reformado e modernizado, o Centro Estadual de Oncologia (Cican), ganhou nesta quarta-feira (26), três novos mamógrafos, passando a contar agora com cinco. Além disso, um novo sistema de digitalização de imagens e um novo laboratório de anatomia patológica também foram inaugurados, em Salvador.

Essas intervenções vão acelerar o processo de diagnóstico de câncer, o que tem grande importância para o sucesso do tratamento da doença. O secretário de saúde do estado, Jorge Solla, afirmou que o tempo médio de realização do exame será reduzido de 60 dias para uma semana. De acordo com ele, as ações não param por aí. Em 2013 será incorporado um serviço de radioterapia, com a construção de uma área anexa e um acelerador linear, melhorando ainda mais a capacidade do tratamento.

Durante o início da modernização do Cican foi realizada uma organização dos fluxos internos, o que permitiu atender ao paciente com mais qualidade, conforto e rapidez. Neste segundo momento, o centro recebeu novos equipamentos e novos profissionais.

Com essas mudanças, o centro também passou a ser referência no tratamento de câncer de mama em necessidade de uso de anticorpos monoclonais, como o Trastuzumabe. A unidade é a primeira do Brasil a cumprir o protocolo do Ministério da Saúde para usar esse tipo de remédio.
Referência estadual no tratamento de câncer, O Cican atende às especialidades de ginecologia, mastologia, oncologia clínica, urologia, dermatologia, proctologia, anestesiologia, terapia da dor (algologia) e cirurgia geral. Além disso, atende em odontologia, psicologia, enfermagem e serviço social, todos voltados para o paciente oncológico.

Bahiaeconomica

Nenhum comentário: