segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

ACM Neto diz como vai governar uma cidade de quase 3 milhões de moradores

por Osvaldo Lyra - Tribuna da Bahia

democrata ACM Neto assume o mandato de prefeito nessa terça-feira (1/13), com a responsabilidade de gerir os destinos de quase três milhões de habitantes, construindo um cenário diferente do existente hoje em Salvador.

Com o desafio de resgatar a autoestima da cidade, reestruturando os serviços públicos prestados pelo município, o novo prefeito se diz estimulado diante da situação de desgaste, prometendo atuar dia após dia na melhoria da qualidade de vida da população que mora e que visita a capital baiana.

Os problemas são enormes, como enorme é a expectativa do povo soteropolitano. A partir de hoje, com o anúncio dos 30 decretos (que vão dar mais austeridade, eficiência, transparência, lisura, modernidade e agilidade à prefeitura), a cidade possa respirar novos ares. Vamos acreditar e conferir. Boa sorte ao novo prefeito ACM Neto e sua equipe.



Tribuna da Bahia - Como o senhor vai governar Salvador?

ACM Neto – Olhando para frente, para o futuro, enfrentando os problemas que são urgentes e emergenciais, como tapar os buracos e fazer a limpeza, mas sem esquecer de plantar as sementes para que essa cidade volte a brilhar com toda intensidade, resgatando sua capacidade de planejamento. Quando decidi ser candidato a prefeito desta cidade, sabia dos enormes problemas que iria enfrentar. Sabia que o desafio era enorme. Mas, como soteropolitano apaixonado que sou por essa cidade, sempre tive e tenho a certeza que a primeira capital do Brasil pode se reerguer e voltar a ser motivo de orgulho para todos os baianos, brasileiros e para o mundo inteiro, pois esta é uma capital com potencial internacional. Vou governar Salvador sem olhar no retrovisor, ao lado do povo desta cidade, nas ruas, dando o meu melhor todos os dias para que a gente viva numa metrópole mais humana, socialmente justa, economicamente desenvolvida e ambientalmente respeitada. É uma tarefa gigantesca, eu sei disso, e também sei que os problemas de Salvador não serão resolvidos da noite para o dia. Mas, ao lado de uma equipe competente e liderando, como prefeito, esse processo de transformação ao lado da sociedade, tenho convicção de que teremos êxito.



Tribuna - O que fará para recuperar equipamentos públicos como o Elevador Lacerda e os planos inclinados?

ACM Neto – Recuperar esses equipamentos é fundamental para a mobilidade na cidade e também para o turismo. Durante a campanha, assumi o compromisso de que faria isso. Dessa forma, é importante a gente economizar recursos e gastar melhor o dinheiro da prefeitura para investir na reativação dos planos inclinados e assegurar o pleno funcionamento do Elevador Lacerda. Queremos começar a fazer isso logo. Uma das metas que estipulamos é gastar menos com a máquina da prefeitura e mais com o cidadão. Essa será uma norma seguida por toda minha equipe. Vamos ser austeros para que sobrem recursos para investirmos logo no que é urgente e emergencial.



Tribuna - E a Estação da Lapa e as estações de transbordo. O que acontecerá com elas?

ACM Neto – Nossa ideia é recuperar as estações de transbordo da cidade para melhorar a qualidade do transporte público à população. Essa será uma das metas da Secretaria de Urbanismo e Transporte, que vai elaborar projetos e um cronograma de ações com esse objetivo. Em breve, haverá uma concorrência para o transporte público e vamos exigir das empresas vencedoras assumam compromissos como o de investir na reforma das estações de transbordo. Ou seja, os empresários que quiserem explorar o serviço vão ter que se adequar às normas do edital e fazer sua parte.



Tribuna - Como vai viabilizar a construção dos seis viadutos prometidos durante a campanha?

ACM Neto – Captando recursos e atuando em parceria com os governos estadual e federal. As grandes intervenções no trânsito serão necessárias para enfrentarmos o problema da falta de mobilidade em Salvador. E isso envolve construir viadutos, passarelas, corredores exclusivos de ônibus e, mais emergencialmente, implantando os semáforos inteligentes, dando um novo fôlego à Transalvador e organizando o trânsito, pois não podemos mais permitir motoristas parando em estacionamento proibido, em fila dupla e que caminhões descarreguem os mais diversos materiais em horários impróprios e obstruindo vias. Tenho certeza que o secretário de Urbanismo e Transporte, José Carlos Aleluia, vai fazer um grande trabalho nesse sentido.



Tribuna - E a licitação dos ônibus. Como será feito o reordenamento das linhas em circulação na cidade?

ACM Neto – Vamos fazer concessões. E os futuros concessionários terão, em contrapartida, que investir na cidade, implantando, por exemplo, os 40 quilômetros de corredores exclusivos de ônibus que anunciei que faria durante a campanha. Além disso, vou exibir dos empresários a renovação total da frota de ônibus em quatro anos, com veículos mais confortáveis e ecologicamente corretos. Não vou passar a mão na cabeça de empresário de ônibus. Mas ser duro e cobrar mesmo. Queremos também rever linhas para melhorar a qualidade do serviço prestado à população. Hoje, as pessoas passam muito tempo dentro do transporte coletivo para ir e voltar do trabalho. Queremos reduzir esse tempo de deslocamento. E vamos fazer isso também com intervenções viárias e soluções como os semáforos inteligentes.



Tribuna - O que será exigido do empresariado que atua em Salvador? PPPs?

ACM Neto – Queremos trabalhar em parceria com o segmento empresarial, inclusive através das PPPs. Mas também com as operações urbanas consorciadas e oferecendo créditos tributários para a atração de investimentos. Assim, vai ser possível a atração de investimentos como bares, restaurantes e hotéis para a nova orla da cidade e a implantação de museus na parte antiga de Salvador, só para citar duas vertentes nas quais queremos atuar em parceria com os empresários.



Tribuna - O que acontecerá com o Pelourinho na sua gestão?

ACM Neto – Vamos dar tanta importância ao Pelourinho que lá vamos instalar a primeira prefeitura-bairro, logo no início da administração. Essa prefeitura vai garantir que a gente tenha um olhar diferenciado para essa importante região da cidade, que vai ser tratada com todo carinho e dedicação. Para toda a parte antiga da cidade, a prefeitura vai fazer a sua parte, garantindo a limpeza, iluminação, presença da Guarda Municipal, reorganizando as linhas de ônibus e o transporte público e vai atuar em parceria com o governo estadual para garantir que o Centro Histórico tenha mais segurança, uma agenda permanente de eventos e atividades culturais e possa voltar a ser também uma opção de moradia. Também vamos atuar em parceria com o setor privado para a implantação de novos museus e investimentos que tornem o Centro Histórico mais atrativo para baianos, turistas e soteropolitanos, sem esquecer da implantação de novos estacionamentos. Minha relação com o Centro Histórico é especial. Foi meu avô ACM, em seu último governo, quem restaurou completamente o Pelourinho, que virou notícia no mundo inteiro e trouxe os turistas de volta a Salvador, fomentando investimentos na cidade. Queremos resgatar isso porque é importante para o presente e futuro da cidade.



Tribuna - Quais serão os maiores desafios para os primeiros dias do seu governo?

ACM Neto – Temos de começar arrumando a casa, colocando as coisas em ordem. Vamos enfrentar logo de cara os problemas que são urgentes e emergenciais, a exemplo de tapar buracos, colocar os postos de saúde para funcionar, garantir a presença da guarda municipal nas ruas, intervir para melhorar o transito e o transporte público, regularizar a limpeza e a iluminação. Para isso, eu vou governar a cidade nas ruas. Não vou ficar preso a gabinete. E a prioridade serão os que mais precisam da prefeitura. Tanto que, logo na primeira semana da minha administração, já vou visitar algumas localidades mais carentes do Subúrbio, na companhia dos secretários, para anunciar algumas medidas que vão beneficiar os moradores da região. Comigo, o prefeito vai aonde os problemas estão. Em paralelo a isso, vamos publicar, já no dia 2 de janeiro, uma série de decretos com o objetivo de dar mais austeridade, eficiência, transparência, lisura, modernidade e agilidade à prefeitura. Um dos desafios nossos é gastar menos com a prefeitura e mais com o cidadão, melhorando a qualidade do gasto público e aumentando a arrecadação. Isso vai começar a ser feito logo, e será um dos objetivos desses decretos.



Tribuna - Durante a transição, quais foram os principais problemas detectados?

ACM Neto – Acho que a transição ocorreu de forma tranquila, até porque as duas equipes eram compostas por pessoas com experiência no setor público. Todas as informações que a gente requereu foram disponibilizadas pela atual administração.



Tribuna - Secretariado montado. Qual a expectativa?

ACM Neto – A melhor possível. Tenho plena confiança que montei uma equipe qualificada e preparada para enfrentar os problemas da cidade com força de vontade, capacidade de trabalhar em conjunto e criatividade. Além disso, todos os secretários vão trabalhar com metas que precisarão ser cumpridas e terão que valorizar a chamada meritocracia em suas pastas, adotando um modelo de gestão moderno e focado em resultados positivos para a cidade. Todos assinaram um compromisso de excelência na gestão na última sexta-feira e terão que primar por isso.



Tribuna - O governo já sinalizou o desejo de gerir o metrô. Quando vai selar o entendimento com o estado?

ACM Neto – Espero que em no máximo três meses essa questão do metrô esteja resolvida. As conversas estão evoluindo bem. Já estive com o governador Jaques Wagner e tratei do assunto. Depois, estive com o secretário estadual de Relações Institucionais, o senhor Rui Costa, e também falamos sobre o metrô. Essas conversas estão acontecendo diariamente entre o meu secretário de Urbanismo e Transportes, José Carlos Aleluia, com o próprio Rui Costa. Estamos só ajustando alguns detalhes para chegar ao pleno entendimento.



Tribuna - E a polêmica em torno da orla. Quem fará o quê no processo de reestruturação?

ACM Neto – Com minha equipe, já estamos tratando da questão da orla muito antes da posse. Já estivemos com o juiz federal Ricardo D´Ávila e as conversas estão sendo muito positivas. Minha vontade é que a gente comece logo a primeira etapa de recuperação da orla de Salvador o mais rápido possível, com um projeto que leve em conta os aspectos sociais, econômicos e ambientais. Há dinheiro federal disponível para isso. Mas, independentemente disso, vamos começar o trabalho de requalificação da orla garantindo a limpeza, a coleta regular de lixo, melhorando a iluminação, ampliando calçadões onde for possível, assegurando a presença da Guarda Municipal, dos salva-vidas e cuidando as áreas de lazer.



Tribuna - E o que pode ser adiantado de obras para a Copa. Salvador estará preparada?

ACM Neto – Vamos trabalhar duro para que Salvador aproveite ao máximo as oportunidades geradas, sobretudo na área do turismo, que é a grande vocação econômica da cidade, com a Copa das Confederações, em 2013, e a Copa do Mundo, em 2014. Para isso, a primeira coisa a ser feita é arrumar a casa, preparar a cidade desde o cuidado com a limpeza, a iluminação pública, a presença da Guarda Municipal nas ruas e a melhoria no sistema de transporte público até as grandes obras de mobilidade urbana e infraestrutura. Queremos que a Copa deixe um legado muito maior e mais significativo do que a nova arena. Isso quer dizer mais empregos, desenvolvimento econômico e uma qualidade de vida melhor para os soteropolitanos. Precisamos, para citar uma obra importante, avançar na questão do metrô. E aí é importantíssimo que a linha um possa chegar até Cajazeiras. A questão da requalificação da orla também é fundamental, e estamos trabalhando desde antes de tomar posse para que isso comece a acontecer em 2013, assim como investimentos na recuperação do nosso Centro Histórico, em parceria com a iniciativa privada. Precisamos assegurar que o turista que vem a Salvador para a Copa tenha vontade de permanecer mais tempo na cidade e que almeje voltar um dia. E isso é um esforço coletivo, dos governos, das entidades e da sociedade.



Tribuna - Na Câmara, como pretende conduzir o diálogo. Terá maioria?

ACM Neto – Sou deputado há dez anos. E sempre defendi que o Legislativo tivesse autonomia e fosse independente. Vou tratar a Câmara dessa forma, com o respeito que um Poder independente e autônomo merece. E quero dialogar com a oposição. Vou chamar os vereadores da oposição para o diálogo. Agora mesmo, a Câmara deu um exemplo claro de maturidade política quando governistas e oposicionistas sentaram, dialogaram e firmaram o apoio em torno da candidatura única do vereador Paulo Câmara à presidência da Casa. De modo que é nesse alto nível que pretendemos dialogar com o Legislativo, sobretudo nos assuntos de interesse da cidade.



Tribuna - Paulo Câmara é o seu preferido?

ACM Neto – Paulo Câmara foi o nome escolhido pelos vereadores da minha base e da oposição. Ele articulou e viabilizou a própria candidatura, num processo, como disse antes, que demonstrou a maturidade política dessa nova Câmara. É um vereador preparado, com capacidade de desenvolver um grande trabalho no comando do Legislativo municipal.



Tribuna - O recuo do PTN pode ser considerado um sinal de rebeldia?

ACM Neto – Não vejo nenhuma rebeldia no PTN. Trata-se de um partido importante da minha base de sustentação, com quadros extremamente capacitados e que vão me ajudar muito no governo. É isso que espero, por exemplo, dos vereadores Carlos Muniz, Alan Castro, Kiki Bispo, Geraldo Júnior, Tiago Correia e Toinho Carolino, além do secretário da Educação, João Carlos Bacelar.



Tribuna - O DEM buscará o protagonismo em 2014, como fez em Salvador?

ACM Neto – Olhe, como tenho dito, não estou preocupado em tratar de eleições agora. Minha preocupação é exclusivamente governar Salvador. Não vou pensar em eleição tão cedo. Para mim, 2014 está muito, mas muito distante mesmo. Acho que esse é o entendimento de quem tem responsabilidade com a cidade. É o entendimento, inclusive, demonstrado pelo governador Jaques Wagner e pela presidente Dilma Rousseff nas conversas que tive com os dois. Salvador passa por muitas dificuldades, e a minha prioridade absoluta é enfrentar os problemas da cidade.



Tribuna - Por fim, que mensagem deixa para os soteropolitanos?

ACM Neto – Aproveitando essa virada de ano, quero desejar a todos um 2013 com uma cidade melhor de se viver e da qual a gente possa voltar a se orgulhar, uma cidade mais bem cuidada, mais humana, com mais desenvolvimento, justiça social e respeito às diversidades. Como prefeito, vou trabalhar para que isso aconteça todos os dias da semana, 24 horas por dia, de forma incansável, procurando soluções para os problemas, e não culpados. Mas vou precisar da ajuda de cada soteropolitano, que também precisa fazer sua parte. De nada adianta, por exemplo, a prefeitura garantir a limpeza se o cidadão suja a própria rua, se ele atira aquele papel para o lado de fora do carro. De nada adianta a gente trabalhar para ter uma cidade mais bonita se tem aquele que faz as necessidades básicas na rua. Precisamos ter a consciência de que cuidar da cidade é uma tarefa coletiva. Como prefeito, vou dar o bom exemplo e procurar envolver toda a sociedade na construção desse novo projeto para Salvador.

Colaborou: Fernanda Chagas


Nenhum comentário: