sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Metrô em Salvador e obras complementares da mobilidade urbana.

Foi muito noticiado, comentado que o governo do Estado no afã de solucionar por muitos anos os transportes de massa de Salvador, pensou em dotar nossa capital atualmente a 3ª mais populosa do país de vias de transportes adequadas a permitir uma mobilidade urbana  sem estresse de seus usuários. Daí realizou um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), mesma mobilidade já aplicada para a construção da Arena da Fonte Nova e para a escolha do Projeto da Ponte de Salvador a Itaparica.

No projeto do Metrô tinha a linha 1 que já tem uma fase concluída que vai da Estação da Lapa a Antiga Rótula do Abacaxi e que seria completada com a construção até Pirajá e garantia a inclusão do projeto da linha 2 no Plano de Investimentos do Governo Federal e que seria em verdade uma linha inter municipal, pois ligaria Salvador a Lauro de Freitas ,nas proximidades da localidade denominada Portão. Essa obra será realizada através de uma Parceria Público Privada, conduzida pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano, em investimento com previsão de custo de R$3,5 Bilhões.

O governo do Estado adquiriu os trens e é possível que faça uma acordo com a Prefeitura de Salvador para que seja destravado os obstáculos e empecilhos para a publicação do Edital para a construção do Metrô e ainda se comenta que o Estado da Bahia assumiria as responsabilidades pelo funcionamento do sistema ferroviário do subúrbio que vai da Calçada a Paripe.

Todos esses acordos consumados, é muito importante que a linha férrea de Paripe fosse até Pirajá, independente da futura ampliação da linha do metrô de Pirajá para Cajazeiras.

Cabe aqui alguns questionamentos:
01 - A Via Expressa Baia de Todos os Santos que deve ser concluída até abril de 2013 juntamente com a construção do metrô soluciona a mobilidade urbana de Salvador?

Minha resposta é não. É preciso que se amplie e requalifique as avenidas já existentes e se construa as avenida 29 de março, a Via Expressa Linha Viva e a Avenida Atlântica em seu projeto original, além das construções das ciclovias e uma requalificação ampla e total da cidade baixa englobando o bairro do Comércio, inclusive com a demolição de outros armazéns da Codeba que margeiam a Avenida da França e a construção de estacionamentos e revitalização dos planos inclinados da Sé e do Pilar.

E tem muito mais, uma cidade banhada pela a 2ª baía do mundo em extensão e que ainda por cima é a maior em navegabilidade tem que usar o transporte marítimo tanto para atender a necessidade da população, quanto para permitir o desfrute do turismo em nossa bela Salvador e  as cidades que são banhadas pela a mesma.

E ainda desejar que toda orla marítima de Salvador seja requalificada, com a construção de calcadões, barracas,quiosques,restaurantes, quadras esportivas e estacionamentos, com iluminação e segurança tanto n´água quanto nas praias e em terra.

Enfim um forte desejo que se reconstrua Salvador, transformando- a em grande canteiro de obras para que a cidade possa voltar a ser um lugar por excelência( condição de ser bom no mais alto grau e que representa na amplitude do significado da palavra a alta qualidade de poder se chegar as alturas na sublimação do próprio existir) para se viver e trabalhar. 

Afinal não é atoa que a Bahia é a "Terra de Todos Nós"

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