A ponte é uma estrutura metálica de 450 metros de extensão
Salvador vai ter de volta um importante cartão- postal, tendo como cenário a Enseada do Cabrito, um dos mais belos trechos da Baía de Todos-os-Santos.
Trata-se da Ponte São João, restaurada e ampliada, a ser reinaugurada pelo prefeito João Henrique na quinta-feira (20/12), às 10 horas, no Barracão de Obras no Subúrbio Ferroviário. O equipamento, além de se tornar uma nova atração paisagística da cidade, irá solucionar definitivamente um antigo entrave no tráfego ferroviário da capital baiana.
“Antes não era possível a passagem simultânea de dois trens em direções opostas sobre a ponte. Um deles tinha que parar antes de chegar à ponte e esperar a passagem do outro, provocando atrasos que se repercutiam na movimentação diária do sistema”, explica o presidente da Companhia de Transporte de Salvador (CTS), Hebert Mota.
A atual reforma representou um investimento total de R$ 56,5 milhões, com recursos obtidos junto ao governo federal. A ponte é uma estrutura metálica de 450 metros de extensão, com 15 vãos de 30 metros, interligando os bairros de Plataforma e Lobato.
Com a reforma, o equipamento ganhou maior imponência arquitetônica, formando um novo conjunto paisagístico na Baía de Todos-os-Santos.
Maior rapidez
De acordo com a Companhia de Transporte de Salvador (CTS), a requalificação da ponte, associada aos novos trens, contribui para a melhoria e ampliação do serviço, já que a média de usuários do sistema deverá ultrapassar os 20 mil por dia. Atualmente, essa média é de sete mil por dia. Além do acréscimo no número de usuários, a finalização das obras possibilitará o aumento na velocidade dos trens, que passarão de 30 para 60 km/h. “Com isso, o tempo de viagem entre Paripe e Calçada, por exemplo, não deve passar dos 20 minutos”, observou Hebert Mota.
“A primeira etapa envolveu obras na estrutura subaquática e, a segunda, a estrutura metálica, além da parte elétrica”, acrescenta o presidente da CTS, completando: “Nos trens, os serviços envolveram revisão geral, modernização e climatização. Três trens passam por reparos e deverão ser entregues ainda no primeiro semestre de 2013”.
Histórico
A Ponte São João foi inaugurada em 1860, integrando o sistema ferroviário da capital, e foi construída por determinação do imperador D. Pedro II. Em 1950, a ponte passou pela primeira grande reforma, com a sua duplicação, que foi insuficiente para permitir a passagem simultânea dos dois trens. Desde então, a estrutura nunca havia passado por uma grande reforma, o que provocou sério desgaste em suas colunas, principalmente em função dos efeitos da pesca predatória com bomba.
Durante o tempo em que a ponte passou interditada, a Prefeitura garantiu o transporte dos usuários, através de uma linha complementar de micro-ônibus. Com isso, os passageiros desembarcavam na estação de Plataforma e completavam o percurso até o Lobato nos chamados “amarelinhos”.
O sistema ferroviário de Salvador possui 13,5 quilômetros entre a Calçada e Paripe. Ao longo desse trajeto, a população conta com 10 estações.
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