A estatal Valec lançou nesta segunda-feira (05.08) a nova licitação para aquisição de trilhos que serão usados na construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) na Bahia.
A data de abertura do pregão está marcada para 18 de setembro, quando acontece também a abertura dos envelopes na sede da empresa, em Brasília. O tipo de licitação será por menor preço global por lote.
São 147 mil toneladas de trilhos para os trechos entre Ilhéus, no litoral, e Barreiras, no extremo oeste baiano. A licitação, dividida em cinco lotes que compreendem 1.100 quilômetros de todo o traçado da ferrovia (1.527 quilômetros), tem valor total de R$ 559 milhões.
O secretário estadual da Casa Civil, Rui Costa, disse que a licitação é essencial para que a Fiol avance. “Com este edital, a ferrovia afasta mais um ponto crítico e garante o avanço das obras, de acordo com o cronograma, desta que é a maior intervenção logística no estado, atraindo, assim, o potencial de desenvolvimento em várias cadeias da produção baiana”. Ele é o secretário responsável pelo monitoramento da Fiol por parte do governo da Bahia. A divisão da nova licitação em lotes, segundo o coordenador de acompanhamento de políticas de infraestrutura da Casa Civil, Eracy Lafuente, vai ampliar a concorrência, “garantindo maior competição internacional e êxito no processo licitatório”.
Em julho, a Ferrovia de Integração Oeste-Leste teve dois lotes liberados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A concessão de licença de instalação contemplou a construção de uma ponte sobre o Rio São Francisco e o trecho entre Caetité a Bom Jesus da Lapa.
São 147 mil toneladas de trilhos para os trechos entre Ilhéus, no litoral, e Barreiras, no extremo oeste baiano. A licitação, dividida em cinco lotes que compreendem 1.100 quilômetros de todo o traçado da ferrovia (1.527 quilômetros), tem valor total de R$ 559 milhões.
O secretário estadual da Casa Civil, Rui Costa, disse que a licitação é essencial para que a Fiol avance. “Com este edital, a ferrovia afasta mais um ponto crítico e garante o avanço das obras, de acordo com o cronograma, desta que é a maior intervenção logística no estado, atraindo, assim, o potencial de desenvolvimento em várias cadeias da produção baiana”. Ele é o secretário responsável pelo monitoramento da Fiol por parte do governo da Bahia. A divisão da nova licitação em lotes, segundo o coordenador de acompanhamento de políticas de infraestrutura da Casa Civil, Eracy Lafuente, vai ampliar a concorrência, “garantindo maior competição internacional e êxito no processo licitatório”.
Em julho, a Ferrovia de Integração Oeste-Leste teve dois lotes liberados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A concessão de licença de instalação contemplou a construção de uma ponte sobre o Rio São Francisco e o trecho entre Caetité a Bom Jesus da Lapa.
Fonte: Secom
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