sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Meio ambiente não é um questionamento simplista...

Quando se trata de obras avançadas,com projetos modernos o pessoal que diz entender de Meio Ambiente discute visando o contra e o a favor da ações construtivas... e haja tempo para uma resolutividade que atenda as necessidades da população.

E dentre os participantes se observa profissionais qualificados, e até especialistas e outros que defendem interesses de organizações não governamentais, por vezes até estrangeiras.

E a agilização é vagarosa, lenta que atrapalha o desenvolver de um lugarejo, de um município, de um estado e até do próprio país e os oportunistas trazem transtornos a consumação dos projetos e ganham dinheiro.
O Brasil não tem a proteção da lei, que é velha. melhor dizendo antiga e que não acompanhou o desenvolvimento global.
Será que a não permissão da lei era "defesa" do meio ambiente que diz defender a saúde do ser humano,fazendo-o viver melhor e por mais anos?
A resposta fica por conta de quem responder.
Vou fazer um resumo da matéria produzida por Ana Carolina Nunes, publicada na revista Isto É com o título "Ambiente Sustentável" para que o leitor faça sua própria opinião.

Nos EUA desde 1898 foi proibida a circulação de veículos na pequena cidade de Mackinac, um paraíso verde que tem área de 11,27km2, uma população em 2010 de 492 pessoas que chega em torno de 15.000 no verão.
Pois bem essa cidade não permite o tráfego de veículos motorizados a não ser os sete veículos para atender as necessidades de Mackinac, os quais são definidos como um (1) carro de Policia, Dois(2) carros de Bombeiros.uma(1) Ambulância, uma(1) Escavadeira), um(1) caminhão Pipa e um Derretedor de Neve..
Sei que você está curioso(a) sobre o meio de transporte dessa cidade e a seguir as informações são de que existiam 600 cavalos, 5.000 bicicletas e 100 carruagens. Essa cidade que tem seu espaço em 11,3 km, que é uma área pouco menor que a ocupada pela cidade de São caetano do Sul no ABC Paulista, tem um ar puro e que ajudaram a manter por mais de um Seculo uma qualidade de ar invejável,com índice de 97 de pureza para um máximo de 100 dentro da conceituação dessa medida.

Com a pureza do ar os habitantes da cidade vivem mais que a média de seus compatriotas americanos com cidades cheias de automóveis, metrôs e outros meios de transportes estressantes e poluentes?
Não é bem assim. Os moradores da cidade vivem melhor, porém não necessariamente mais.
Os moradores de Mackinac precisam deixar de fumar...
O censo recente de 2010 diz que 13,4% da população de Mackinac tem 65 anos ou mais, índice um pouco abaixo da média dos EUA que é de 13,7%.
Com mais de 85 anos a percentagem é Mackinac com 1,4% contra 1,78 do resto do país.
Apesar do ar limpo, do hábito de pedalar de seus cidadões vivem menos que a média dos americanos.
Eles são devorados pelo cigarro.
Você que fez essa leitura cuide de sua saúde e deixe de fumar.

Nenhum comentário: