quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Noticias sobre a FIOL e a Ponte Salvador a Itaparica


Lançada licitação para compra de trilhos da Ferrovia Oeste-Leste
Data de abertura do pregão está marcada para dia 18 de setembro. Licitação será por menor preço global por lote

A estatal Valec lançou nesta segunda-feira (05.08) a nova licitação para aquisição de trilhos que serão usados na construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) na Bahia.
A data de abertura do pregão está marcada para 18 de setembro, quando acontece também a abertura dos envelopes na sede da empresa, em Brasília. O tipo de licitação será por menor preço global por lote.

São 147 mil toneladas de trilhos para os trechos entre Ilhéus, no litoral, e Barreiras, no extremo oeste baiano. A licitação, dividida em cinco lotes que compreendem 1.100 quilômetros de todo o traçado da ferrovia (1.527 quilômetros), tem valor total de R$ 559 milhões.

O secretário estadual da Casa Civil, Rui Costa, disse que a licitação é essencial para que a Fiol avance. “Com este edital, a ferrovia afasta mais um ponto crítico e garante o avanço das obras, de acordo com o cronograma, desta que é a maior intervenção logística no estado, atraindo, assim, o potencial de desenvolvimento em várias cadeias da produção baiana”. Ele é o secretário responsável pelo monitoramento da Fiol por parte do governo da Bahia.

A divisão da nova licitação em lotes, segundo o coordenador de acompanhamento de políticas de infraestrutura da Casa Civil, Eracy Lafuente, vai ampliar a concorrência, “garantindo maior competição internacional e êxito no processo licitatório”.

Em julho, a Ferrovia de Integração Oeste-Leste teve dois lotes liberados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A concessão de licença de instalação contemplou a construção de uma ponte sobre o Rio São Francisco e o trecho entre Caetité a Bom Jesus da Lapa.
Fonte: Secom

 

Diário Oficial publica resultado do projeto básico de engenharia

O consórcio internacional formado pelas empresas Enescil (Brasil), Cowi (Dinamarca) e Maia Melo (Brasil) deve ser o responsável pela elaboração do projeto básico de engenharia para construção da ponte Salvador – Ilha de Itaparica, acessos aos sistemas viários e reconfiguração da rodovia BA-001 no trecho situado na ilha. O resultado da licitação, que levou em conta as modalidades técnica e preço, foi publicado no Diário Oficial da Bahia desta terça-feira (30) e o prazo legal para recursos é de cinco dias úteis.
O consórcio Enescil, Cowi e Maia Melo ficou na primeira colocação com a nota e preço final de 9,68 e R$ 22,5 milhões, respectivamente. Já o segundo colocado, o consórcio Ponte Baía de Todos-os-Santos, que é formado pelas empresas Concremat Engenharia, Hardesty & Hanover e Roughan & O’Donovan, teve a nota e preço final de 9,6 e R$ 26,5 milhões. A concorrência internacional para elaboração do projeto básico de engenharia foi analisada pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), por meio do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba).
De acordo com o secretário do Planejamento do Estado e coordenador do projeto, José Sergio Gabrielli, após a habilitação, a expectativa é que a ordem de serviço seja autorizada nos próximos 30 dias. “O consórcio deverá apresentar estudos intermediários e finais em até oito meses. Entre os principais produtos destacam-se: estudos de alternativas para a ponte e a rodovia dentro da ilha, anteprojeto de engenharia, relatório que subsidiará o Estudo de Impacto Ambiental (EIA), orçamento do investimento na ponte e reconfiguração da BA 001, além dos projetos básicos das alternativas selecionadas”, afirma Gabrielli.
Ainda segundo o secretário, diversos estudos serão necessários para a elaboração do projeto básico. “Destaco as análises de traçado e tráfego para o dimensionamento da ponte e rodovias do sistema viário, o estudo de impacto do aumento de tráfego em Salvador e na ilha, além da elaboração de estudos de navegação e orçamentos em versões sintéticas e detalhadas”, destaca.
O consórcio vencedor terá entre seus desafios os projetos da ponte móvel e vão central para permitir a passagem de plataformas e navios para portos e estaleiros. Precisará, ainda, integrando os estudos urbanísticos, projetar as soluções para minimizar o impacto no tráfego de Salvador e otimizar o fluxo de veículos na Ilha de Itaparica.
Experiência internacional
O consórcio Enescil, Cowi e Maia Melo tem vasta experiência na construção de pontes e túneis em todo o mundo. Entre elas, destacam-se: ponte entre a Dinamarca e Suécia; construção da segunda ponte sobre o canal do Panamá; ponte suspensa Izmit Bay, na Turquia; túnel imerso Hong Kong – Zhuhai –Macao; Stonecutters Bridge, em Hong Kong; ponte sobre o Rio Oiapoque, que liga o Brasil e a Guiana Francesa.
O projeto do Governo da Bahia é um plano de desenvolvimento que se desdobra na construção de uma ponte, reconfiguração da BA-001 na Ilha de Itaparica e requalificação da Ponte do Funil, construção da ligação entre Santo Antônio de Jesus e Castro Alves, além da qualificação da infraestrutura viária regional, bem como intervenções relacionadas à infraestrutura urbana e social na ilha.
Com aproximadamente 12 quilômetros, a ponte Salvador- Ilha de Itaparica será a segunda maior da América Latina e ocupará a 23ª posição um ranking mundial de pontes sobre mar, rio e baía. Quanto às modificações na BA 001, o projeto básico englobará o estudo de traçado, topografia, geometria e pavimentação, sempre tendo como foco otimizar o fluxo de veículos na ilha e minimizar os impactos urbanísticos.
Cronograma
O cronograma de ações de 2013 inclui a contratação de estudos de sondagem, engenharia, impactos ambientais (EIA-RIMA) e urbanísticos, publicados em editais nos meses de abril e maio para contratação. Além disso, está previsto para as próximas semanas a realização de um convênio para estudos de hidráulica marítima e a licitação para estudos culturais e imateriais. O lançamento do edital para construção e concessão da ponte, por sua vez, está previsto para o primeiro trimestre de 2014. A conclusão está estimada entre 48 e 60 meses,
O projeto de construção da ponte, duplicação das rodovias, desapropriações e investimentos em infraestrutura, que em 2010 demandaria um investimento estimado de R$ 7 bilhões, atualmente está sendo revisto. Entre os motivos estão a redução da taxa de juros nestes três anos e o aprofundamento dos estudos.


Nota de Esclarecimento | Ponte Salvador – Ilha de Itaparica


Diante de novas informações veiculadas a respeito do projeto da ponte Salvador-Ilha de Itaparica, principal obra do plano de desenvolvimento socioeconômico do sul do Recôncavo, Baixo Sul e Região Metropolitana de Salvador (RMS), a Secretaria do Planejamento da Bahia esclarece:
- O secretário José Sergio Gabrielli foi convidado pelo Ministério Público Estadual, por meio do Núcleo de Defesa da Baía de Todos-os-Santos, a apresentar o projeto e esclarecer dúvidas sobre o mesmo, convite que atendeu prontamente, como tem feito diante de diversas outras propostas de participação, em debates e audiências públicas em universidades, entidades de classe, câmaras de vereadores, entre outras. Além disso, o secretário já se prontificou a esclarecer quaisquer outras dúvidas que venham a surgir por parte do Ministério Público em decorrência do andamento dos estudos.
- Em relação aos estudos técnicos (como o de engenharia e o EIA-RIMA), eles são fundamentais na elaboração do projeto básico, mas também, buscam otimizar o investimento público e reduzir o custo total do projeto. Além disso, servirão para prevenir e mitigar eventuais impactos que as intervenções venham causar. Destaca-se ainda que o valor dos estudos serão reembolsados ao Estado uma vez que seja definido o responsável pela obra, cuja licitação será lançado no primeiro trimestre de 2014.

Nenhum comentário: