quinta-feira, 15 de agosto de 2013

DIRETOR DA TECON EXPLICA BENEFÍCIOS DO NOVO CANAL DO PANAMÁ PARA BAHIA




 
 
O crescimento físico do canal do Panamá vai beneficiar diretamente as exportações da Bahia, ampliando a conectividade do porto de Salvador com o mundo. A informação foi passada pelo diretor do Tecon Salvador, Demir Lourenço, que concedeu uma entrevista exclusiva ao jornal Tribuna da Bahia, para tratar de questões pertinentes à logística portuária. 
 
O diretor disse que ao fim das obras do canal, o agronegócio baiano irá se beneficiar com o encurtamento das distâncias. “Atualmente há cargas como o algodão que são exportados pelos portos do Sudeste. Isso acontece porque não há escalas em Salvador e o produtor se vê obrigado a pagar pelo frete rodoviário até por saber que em Santos há embarque a cada três dias seguindo para a chamada rota do extremo oriente. Com a conclusão das obras do Canal do Panamá, acreditamos que isso se inverta e Salvador seja beneficiado com o encurtamento das distâncias”, cita.
 
Segundo Demir, em se tratando de logística, um fator a ser levado em conta, além da distância geográfica, diz respeito às opções estratégicas determinantes da política empresarial. Para tanto, ele cita o exemplo da celulose baiana, que por uma opção de mercado da empresa Veracel, é exportada por Portocel no Espírito Santo. 
 

Em relação as obras de drenagem no Porto de Salvador, com homologação para 13,9m de profundidade e não 15m conforme chegou a ser divulgado pela Codeba, já está sendo sanada. Segundo ele ocorreu um problema durante a obra de dragagem, ocorreu uma espécie de extrusão, com parte do cimento usado para solidificar a área sendo injetado fora do espaço. 
Publicado p/BahiaEconômica

Nenhum comentário: