quinta-feira, 29 de agosto de 2013

COELBA E FONTE NOVA INVESTEM MAIS DE R$ 5 MILHÕES EM ENERGIA SOLAR




 

Com investimento de cerca de R$ 5,5 milhões e capacidade de gerar 750 MWh por ano, o equivalente ao consumo médio de 3 mil brasileiros, a usina solar que será implantada pela Coelba e a Fonte Nova Negócios e Participações (FNP), na Itaipava Arena Fonte Nova, terá 500kWp de potência instalada.

A previsão é que a implantação seja no primeiro semestre do ano que vem, com expectativa de entrar em funcionamento até a Copa do Mundo de 2014. O convenio entre as empresas deve ser assinado nesta quinta-feira (29) na sede da Coelba (Narandiba, Salvador). 

A usina solar faz parte de um Projeto Estratégico de Pesquisa e Desenvolvimento “Arranjos Técnicos e Comerciais para Inserção da Geração Solar Fotovoltaica na Matriz Energética Brasileira”, lançado em agosto de 2011, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). 

Toda energia gerada será utilizada pela Itaipava Arena Fonte Nova. A tecnologia empregada será a de painéis flexíveis, que serão instalados sobre o anel de compressão da cobertura da arena. Frank Alcântara, presidente da Itaipava Arena Fonte Nova, afirma que a implantação da usina solar reduzirá o consumo de energia na arena em 10% e trará benefícios ao meio ambiente já que os recursos são renováveis e não poluentes.


Entre as arenas no mundo que já adotaram a energia solar estão o Qwest Field, em Seattle, o AT&T Park, em São Francisco, ambos nos Estados Unidos, e ainda e o Easy Credit Stadium, em Nuremberg, na Alemanha.
No Brasil temos o Estádio de Pituaçu (o pioneiro na América Latina), Itaipava Arena Pernambuco, Minerão, Maracanã e agora a Itaipava Arena Fonte Nova.

Fonte:bahiaeconômica

Nenhum comentário: