quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Cavaco de madeira vai gerar energia na Bahia


A empresa baiana CGB vendeu energia de biomassa no 16º Leilão de Energia Nova A-5
A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) realizou nesta quinta-feira (29/08), o 16º Leilão de Energia Nova A-5.

 Foram contratados novos empreendimentos de geração de fontes hidrelétrica e termelétrica, com início de suprimento em 1º de janeiro de 2018. Além disso, foram licitadas nove térmicas a biomassa (bagaço da cana e cavaco de madeira) no leilão de energia, com 647 MW de capacidade instalada.

Entre as térmicas vencedoras de biomassa está o empreendimento baiano CGB, que vendeu 150 MW de energia. Os outros vencedores foram Amandina, Canto do Buriti, Delta, Eldorado, Energética Santa Helena, Raízen e Tanabi. As usinas vão demandar investimento de R$ 1,87 bilhão.

O cavaco é um recurso renovável, composto por lascas obtidas a partir de toras de madeira que na sua maioria destina-se a produção de energia.
Oito pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) foram licitadas no leilão de energia nova A-5. Os investimentos nos empreendimentos, com potência de 618,48 MW, chegam a R$ 3,126 bilhões.


Fonte: SICM

Nenhum comentário: