terça-feira, 20 de agosto de 2013

EUA e Brasil: ampliação de parceria no setor energético


Os dois países discutem temas como energia limpa, com ênfase nas parcerias em tecnologias limpas para a geração de energia



O secretário de energia dos Estados Unidos, Ernest Moniz, encontrou-se com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, na última sexta-feira (16/08), para discutir formas de ampliação da parceria com o Brasil no setor energético.
Em sua primeira visita oficial ao Brasil, o secretário afirmou que serão consideradas oportunidades decorrentes da retomada dos leilões de petróleo e gás, além da ampliação de programas de eficiência energética e de biocombustíveis no país.
No encontro, que faz parte dos preparativos da visita da Presidenta Dilma Rousseff aos Estados Unidos, em outubro, foram discutidos temas como energia limpa, com ênfase nas parcerias em tecnologias limpas para a geração de energia.
Os representantes dos países analisaram a possibilidade de colaboração em foros internacionais e iniciativas no campo da eficiência energética. Além disso, Ernest Moniz e Edison Lobão traçaram um panorama do setor energético dos dois países.
Edison Lobão fez um relato sobre a retomada dos leilões de exploração de petróleo em 2013, especialmente na província do Pré-Sal e de gás não convencional.
O ministro e o secretário também examinaram os cenários de evolução para os próximos anos, diante de mudanças aguardadas com a exploração de reservas de gás não convencional – área em que os Estados Unidos são líderes.
Já o secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível, Marco Antonio Almeida, fez uma apresentação sobre a retomada das licitações de petróleo e gás e as perspectivas de investimentos no Brasil. Em seguida, o secretário de Planejamento, Altino Ventura, discorreu sobre o programa brasileiro de eficiência energética.


Fonte: Secom

Nenhum comentário: