quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Aposentados protestam em Salvador contra mudança no fator previdenciário

por Rivânia Nascimento - publicado Tribuna da Bahia

Em adesão à mobilização Nacional pelo fim do  Fator Previdenciário, fórmula que reduz o valor das aposentadorias em até 40%, idosos e representantes da categoria realizaram nessa terça-feira (13/8) uma manifestação em frente à superintendência do INSS, no bairro de Brotas. Organizado pelo Sindicato Nacional dos Aposentados, o protesto se repetiu em 19 estados brasileiros.
De acordo com o presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados Nilson Bahia, o ato é para fortalecer a luta nacional pelos direitos dos aposentados, principalmente no que diz respeito à recuperação do poder de compra e aumento real dos benefícios. A categoria pede ainda melhorias no setor da saúde e na forma como os aposentados são tratados nas agências do INSS. “Estamos na luta contra o fator previdenciário, que reduz para os que se aposentam até 40% dos benefícios, e por mudanças no setor de saúde para que os aposentados sejam tratados com dignidade”, declarou Nilson Bahia.
Ele destaca ainda que na Bahia exista atualmente cerca de um milhão e setecentos mil aposentados e pensionistas, destes 800 mil tiveram seus salários achatados por ganharem acima do mínimo já que o reajuste é feito com base na inflação e não no salário mínimo como deseja a classe. Nos anos de 2010 e 2011, aqueles que recebem salário mínimo tiveram reajuste de 11% e os benefícios acima deste valor, 5,7%. Entre 2011 e 2012, o salário mínimo foi reajustado em 14% e acima dele, 6,6%. Neste ano foi 9% para o mínimo e 6,2% para benefícios acima do mínimo.
Segundo Nair Goulart, presidente da Força Sindical, a Bahia está entre os estados com maior número de aposentados que ganham um salário mínimo, é que a forma como o reajuste vem sendo feito com base apenas na inflação tem ocasionado grande perda para a categoria, que tem dificuldade para custear as despesas com medicamentos. “Da forma que o governo vem tratando os aposentados, muito em breve o Brasil ficará entre os países com maior número de aposentados ganhando um salário mínimo. Nossa luta é por uma aposentadoria digna”, declarou.

Nenhum comentário: