segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Pesquisa de mobilidade da RMS


  Segunda-feira, 19 de Agosto de 2013
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Foto:Arquivo/ASCOMEstudo mobilizou 342 pesquisadores, no período de agosto de 2012 a maio de 2013, levantando informações atualizadas sobre os deslocamentos dos moradores dos 13 municípios integrantes da RMS

A SEINFRA apresenta o Banco de Dados da Pesquisa Origem e Destino da Região Metropolitana de Salvador 2012, elaborado por empresa especializada em planejamento de transporte, contratada pela Secretaria de Infraestrutura do Estado e coordenada pela Superintendência de Transportes – SUPET, que mobilizou 342 pesquisadores no período de agosto de 2012 a maio de 2013 com o objetivo de levantar as informações atualizadas sobre os deslocamentos realizados pela população em um dia útil típico.A Região Metropolitana de Salvador (RMS) é constituída por 13 municípios, a saber: Salvador, Camaçari, Lauro de Freitas, Simões Filho, Candeias, São Francisco do Conde, Dias d´Ávila, Vera Cruz, São Sebastião do Passé, Madre de Deus, Pojuca, Mata de São João e Itaparica. Concentra cerca de 3,5 milhões de pessoas, distribuídas em uma área de aproximadamente 2.215 km2. Essa grande concentração, além de atividades econômicas diversificadas, refletem, inevitavelmente, em intensa circulação de pessoas e bens entre os municípios da Região Metropolitana, como também entre os municípios que compõem a denominada Macrorregião de Salvador, delimitados por cidades como Feira de Santana, Cachoeira e São Félix localizadas à oeste e Alagoinhas localizada à norte da RMS.
Em função das características físicas e socioeconômicas, do grau de conturbação dos municípios da região e da complexidade dos fluxos entre os mesmos, se fez necessário o desenvolvimento de estudos e pesquisas visando um maior conhecimento dos deslocamentos dessas pessoas na área de interesse. Estes estudos foram voltados a subsidiar políticas públicas de transportes e uso do solo, bem como projetos de racionalização dos sistemas de transporte público, visando em última análise, promover o desenvolvimento regional integrado da RMS e da Macrorregião.
A Pesquisa Origem e Destino (Pesquisa OD) teve por objetivo o levantamento do volume e das características atuais dos deslocamentos realizados pela população em suas atividades diárias, em uma aglomeração urbana. Esse levantamento procurou estabelecer relações quantitativas entre as viagens realizadas e diversas outras variáveis, como características socioeconômicas, aspectos físicos e urbanos da ocupação, de forma a estabelecer projeções futuras para os desejos de deslocamentos da população.
A Pesquisa OD foi composta de três partes distintas e complementares:
A Pesquisa Domiciliar coletou os dados das viagens que ocorreram dentro da área de estudo, e foi aplicada a todos os moradores dos domicílios escolhidos por amostragem.
Apresentação dos resultados sob forma de Sumário de Dados, contendo, entre outras, informações referentes:
Índices de mobilidade (motorizada e não-motorizada);
Identificação de zonas atratoras e produtoras de viagens;
Motivos de viagem;
Divisão modal;
Tempos médios de viagem por modo e total;
Dados socioeconômicos, tais como, densidade demográfica, taxas de motorização, número de empregos por zona e renda média familiar, etc.;
Informações referentes à percepção do usuário quanto à qualidade do sistema de transporte da área em estudo.
A Pesquisa de Linha de Contorno ou Cordon Line foi realizada em pontos de entrada e saída da área de estudo, captando dados sobre as viagens externas, que são viagens com origem ou destino fora da área de estudo.
Apresentação dos resultados sob forma de Sumário de Dados, contendo, entre outras, informações referentes a:
Proporção de viagens com origem e destino externos à área de estudo;
Produção e atração de viagens por zona por posto de pesquisa e total;
Matrizes de viagem por município;
Viagens por motivo na origem e no destino;
Divisão modal e viagens com combinação de modos;
Viagens de acordo com a frequência, etc.
Informações referentes à percepção do usuário quanto à qualidade do sistema de transporte da área em estudo.
A Pesquisa de Linha de Travessia ou Screen Line consistiu em contagens volumétricas classificadas realizadas em linhas imaginárias que cortam a área de pesquisa.
Os resultados da Pesquisa de Linha de Travessia foram apresentados em termos dos volumes de tráfego observados e número de passageiros em veículos de transporte coletivo, para todos os postos de pesquisa localizados nos municípios da RMS.
Os resultados obtidos a partir da pesquisa de taxa de ocupação de veículos foram apresentados para cada posto e movimento, classificados por tipo de linha (urbana ou metropolitana). Para cada tipologia foram totalizados o número de linhas, número de veículos de transporte coletivo (ônibus, micro-ônibus e vans) e número total de passageiros, para os períodos da manhã e da tarde.
Fonte: Secom.
Em 19/08/2013.

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