terça-feira, 27 de agosto de 2013

NOTÍCIAS - Conversa com o Governador

Interatividade e saúde pública abrem o programa de rádio Conversa com o Governador desta terça-feira (27). Na edição, o governador Jaques Wagner responde ao internauta Jorge Américo Góes de Almeida e fala dos investimentos em saúde. O tema foi proposto por meio da fan page JaquesWagnerOficial no Facebook. Além da chegada de médicos, por meio do Programa Mais Médicos, do governo federal, Wagner informa que os investimentos do Governo do Estado nessa área são de mais de 620 milhões.
“Nós construímos cinco hospitais, triplicamos o número de leitos de UTI, já entregamos 17 unidades de pronto atendimento, sendo 14 no interior e três em Salvador, e ainda temos a expectativa de novas unidades, ampliando assim a ofertas de serviço, fora os 530 postos de saúde da família, que nós espalhamos pela Bahia inteira”, conclui o governador.
A adesão da Bahia, na quinta-feira (29), ao Programa Mulher Viver sem Violência, do governo federal, é outro assunto em destaque. “É mais uma adesão do Governo do Estado, de tal forma que a gente possa superar mais essa mácula que é a violência contra a mulher”, afirma o governador Jaques Wagner. Nesta edição, ele também comenta sobre a definição, na semana passada, da empresa que vai cuidar da linha do Metrô de Salvador.
O governador avalia que a adesão ao Programa Mulher Viver sem Violência é de grande importância para a Bahia, “porque efetivamente hoje nós ainda temos um volume de violência contra as mulheres extremamente alto. E o que é mais assustador, boa parte dessa violência é domiciliar”.
Wagner comenta que o programa federal de proteção às mulheres tem cinco estratégias. Uma delas é a Casa da Mulher Brasileira, para acolhimento das vítimas e para o registro dos problemas. A ampliação da Central de Atendimento à Mulher, por meio do Ligue 180, e a implantação de centros de atendimento às mulheres nas regiões de fronteiras e de seca também estão previstas.
“Então, é mais um esforço do governo federal que tem a adesão da Bahia, de tal forma que a gente possa superar mais essa mácula que é a violência contra a mulher”
Completando as estratégias da iniciativa, Wagner diz que estão a organização e humanização do atendimento às vítimas de violência sexual e a realização de campanhas continuadas de conscientização. “Então, é mais um esforço do governo federal que tem a adesão da Bahia, de tal forma que a gente possa superar mais essa mácula que é a violência contra a mulher”.
Sobre a definição da empresa que vai cuidar da linha do Metrô de Salvador, o governador destaca que é o resultado de um trabalho sério, para a elaboração de um edital de licitação. “Nós tivemos quatro empresas interessadas, na última hora, só uma apresentou proposta, mas é uma grande empresa”, observa. Segundo ele, o contrato com a empresa vencedora vai ainda representar um deságio de 5,05% para o Estado, uma economia de cerca de R$ 200 milhões, ao longo dos 30 anos de concessão.
O governador informa que todas as obras do metrô devem ser retomadas em outubro, incluindo a ampliação até Águas Claras / Cajazeiras e a mudança da Rodoviária. “O nosso metrô agora passa a ter na verdade 41 quilômetros de extensão com onze terminais de integração para 30 anos de concessão, em um investimento total que vai chegar à casa de R$ 4,3 bilhões”.
Wagner destacou que, com a transferência da responsabilidade do metrô, obra que já dura mais de 13 anos, o Governo do Estado conseguiu, em quatro meses, fazer a licitação e definir a empresa ganhadora, para a construção e operação do sistema. “Em junho de 2014 o metrô já chega ao Retiro, janeiro de 2015 já chega em Pirajá, e depois todo o resto da extensão, devendo ficar pronto até o Aeroporto, Lauro de Freitas Águas Claras, Cajazeiras até o final de 2016”.
O programa Conversa com o Governador é produzido pela Secretaria de Comunicação Social do Estado da Bahia (Secom), veiculado toda terça-feira, às 7h30, pela Rádio Educadora FM 107,5 MHz e reproduzido por vários veículos de comunicação, além de ficar disponível no site www.comunicacao.ba.gov.br/conversa, ou ainda pelo telefone 0800-071-7328.

Nenhum comentário: