Estatísticas confrontam com a real movimentação e capacidade necessária para atender o crescimento, a expansão da indústria, da agropecuária e do comércio na ampla conceituação da palavra.
O baiano tem que reviver sua história quando mostrou coesão, astúcia, vontade, coragem, união e consolidou a independência do Brasil.
A Bahia precisa e deve ser mais ousada e pedir e até exigir mais do poder da União, pois em assim se comportando abrirá os caminhos para a redução da desigualdade de tratamento quando comparado aos estados do sudeste, sul e centro-oeste do país.
Precisamos fazer acontecer, sair das planchetas os projetos, sair do papel e das promessas pois sem uma infraestrutura moderna será muito difícil que os donos do dinheiro, os investidores internacionais implementem atividades novas, requalifiquem atividades que precisam ser modernizadas.
Investimentos governamentais e internacionais
Cabe ao governo da União fazer agilizar seus programas do PAC, pois em assim sendo haverá aplicação de recursos por parte de organizações privadas internacionais que hoje alegam que nossa infraestrutura em Portos, Aeroportos,Rodovias e Ferrovias principalmente estão atrasadas e defasadas quando comparadas com os países de tecnologia mais avançada, pois essas medidas construtivas darão segurança aos empreendedores para operar com boa rentabilidade e lucratividade, pois esse sempre foi e será o objetivo da atividade comercial, industrial e afins.
Sem possibilidade de lucros nada feito.
E o que de fato precisamos?
Portos ampliados e modernizados ( no caso o de Salvador e de Aratu) e a construção de forma mais imediata possível o Porto Sul. Em outra matéria comentarei sobre o Porto do Malhado em Ilhéus que o governo pretende leiloar, privatizando.
No que concerne aos Aeroportos independente das noticias de aplicação de recursos em obras em aeroportos do estado (em cidades do interior), temos a focar o de Salvador, denominado Luís Eduardo Magalhães que precisa da construção de uma nova pista.
No caso das Rodovias o tratamento terá que ser melhorado com fortes intervenções do governo federal e deve ser visto como uma grande necessidade a construção do Sistema Viário do Oeste, em cujo sistema está inserida a Ponte de Salvador a Itaparica. É preciso mais agilidade da SEPLAN sobre o assunto, pois afora o recente pronunciamento do Senador Walter Pinheiro, a coisa é só silêncio.
Nosso poder tem que ser mais aguerrido, mais brigador e menos discurso.
Quanto a Ferrovias, é preciso a consumação total da FIOL ( ferrovia Oeste/Leste) de Ilhéus a Figueirópolis-TO e a reativação de toda malha ferroviária que já existiu na Bahia, com inclusive modernização, alteração de bitola e o escambau...
Quanto a mobilidade urbana de Salvador, a situação é de grande atraso, comparado com a de outras cidades sede para a Copa de 2014. Os Metrôs precisam entrar em fase de construção, as Avenidas 29 de março, Via Expressa Linha Viva precisam ser construídas, assim como a Via Atlântica.
As previsões é que em 2013 rodarão em Salvador mais 50 mil veículos de passeio. cabe uma pergunta: Em quais avenidas e ruas?
Vamos acabar com tantos embargos e objeções ao crescimento da metrópole.
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