quarta-feira, 1 de junho de 2011

Política
JW e JH defendem abertura da Copa
Romulo Faro
Tribunadabahia


O governador Jaques Wagner (PT) e o prefeito João Henrique (PP) se reuniram ontem no Palácio do Planalto com a presidente Dilma Rousseff (PT) e os demais gestores dos estados e das cidades que serão sede dos jogos da Copa do Mundo 2014. Wagner destacou o cumprimento do cronograma das obras da Arena Fonte Nova e voltou a reafirmar a posição de Salvador como candidata a realizar a cerimônia de abertura do maior evento esportivo do mundo.

O chefe do Executivo baiano ressaltou também a importância de o estádio ficar pronto para a Copa das Confederações, em 2013. Sobre o entrave com o Tribunal de Contas do Estado para liberação dos recursos provenientes do BNDES, Wagner explicou a Dilma que a obra é uma Parceria Público-Privada (PPP), afirmou que o banco “deve liberar o financiamento” e que deve haver “outro tipo de monitoramento dos investimentos, diferente dos adotados para as obras públicas”.

Sobre a questão do transporte aéreo, o governador da Bahia afirmou que a responsabilidade não recai apenas sobre os governos federal e estadual, mas que as companhias aéreas também precisam melhorar os serviços.

JH, por sua vez, partiu em concordância com Wagner e também defendeu a abertura da Copa em Salvador. Ele argumentou que a cidade consegue dar conta do maior evento de concentração popular do planeta e, portanto, não fará feio na cerimônia de início da competição esportiva. Antes do encontro com a chefe da nação, o prefeito soteropolitano se reuniu com os demais alcaides das cidades-sede no Hotel Brasília Palace para elaborar um documento com os pleitos à presidente Dilma.

“Estamos em sintonia com os governos estadual e federal para Salvador ser um exemplo em termos de Copa e, mais importante, que o legado para a cidade em termos de mobilidade urbana, intervenções urbanísticas e para a economia em torno do turismo seja perene. E os prefeitos das cidades-sede também estão unidos através da Frente Nacional de Prefeitos, afinal muitas necessidades são similares”, afirmou João Henrique.

Entre os anseios dos gestores, listados no documento, está a criação das formas de financiamento para os sistemas Bus Rapid Transit (BRT) nas mesmas condições disponibilizadas para os financiamentos dos ônibus híbridos. Na comitiva de JH estavam o chefe da Casa Civil de Salvador, João Leão, e o titular do Escritório da Copa e assessor das Relações Internacionais da Prefeitura, Leonel Leal.

Nenhum comentário: