quarta-feira, 1 de junho de 2011

O tempo passa, muita conversa e a solução só Deus sabe quando vai acontecer.

E os problemas continuam com engarrafamentos, congestionamentos diários e muito espaço disponível sem agressão a natureza para acabar o estressante dia a dia do povo de Salvador.
Relocação da Estação Rodoviária e do Detran sem local definido para onde irá, sem projetos e com dúvidas de como vai ser o aproveitamento do espaço, haja vista que a Prefeitura quer  construir o seu Centro Administrativo naquela área e o governo do Estado entende que ali será usado no modal da logística dos transportes da nova Salvador.
Das sete empresas que apresentaram projetos para a região há BRT´s , VLTs e Monotrilho e em verdade até agora tudo exatamente como antes, muita conversa e a solução bem longe de acontecer.
O BRT é sucesso em Curitiba(PR) e Bogotá (Colombia).
Na Espanha e México o sistema Expresso do BRT deu certo e na Bahia ?
BRT  é uma solução prática,factível de consumação bem mais rápida e com menor custo e ainda com possibilidade certa de monitoramento das vias exclusivas o que de certo vai reduzir a violência, diminuindo o bastante para chegar bem perto de acabar com os assaltos na Paralela e nas outras vias exclusivas de tráfego.
Enquanto isso conforme estudos da Engenharia do Exercito o custo para a conclusão do trecho do Metrô da Rótula do Abacaxi a Pirajá está em torno de R$480 milhões e que em minha opinião tem que ser feito e já.

Enquanto isso..



Moradores e instituições da Cidade Baixa realizam uma campanha para trazer para a região investimentos do PAC da Mobilidade Urbana para Salvador, estimados em R$ 2,4 bilhões.
 Com o slogan “Se a Copa é boa, eu também quero”, o movimento reivindica equipamentos estruturais e investimentos em áreas de turismo que gerem renda e empregos para a comunidade.
A proposta é forçar o governo a descentralizar as ações, atualmente concentradas nas áreas de Lauro de Freitas, Acesso Norte e na Arena Fonte Nova.
A campanha congrega 42 instituições comunitárias da Cidade Baixa que, juntas, formam a Comissão de Articulação e Mobilização dos Moradores da Península de Itapagipe.
Enquanto isso...
O governo da Bahia e o Ministério das Cidades acordaram nesta terça-feira (31) um novo prazo para entrega do plano de mobilidade para a Região Metropolitana de Salvador (RMS) para a Copa de 2014.
O projeto, que tem o objetivo de garantir recursos previstos para a capital baiana no PAC da Mobilidade, deverá ser apresentado no próximo dia 20 de Junho, data-limite para o governo indicar proposta baseada na análise de sete projetos encaminhados por empresas privadas, através do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI).

Quais as razões que levam a tanto desperdício de tempo, quando há prazos a cumprir e os adversários em posições de poder tentam obstacular as ações proativas em pró do desenvolvimento da Bahia?

Seria fatos técnicos ou políticos?
Fontes: arquivos de pensargrande e bahianoticias.

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