sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Energia....Eólica

Enel Green Power incia construção de parques eólicos no Brasil O investimento total para a realização dos três parques soma 166 milhões de euros

A Enel Green Power (EGP), através da controlada Enel Brasil Participações, começou as obras para a construção de três parques eólicos na Bahia. As novas instalações, “Cristal”, “Primavera” e “São Judas”, que estão localizadas em uma mesma região do interior, terão uma capacidade total instalada de aproximadamente 90 MW. Ao funcionar, serão capazes de produzir cerca de 400 GW por ano, evitando a emissão de mais de 250 mil toneladas de CO2 na atmosfera. O investimento total para a realização dos três parques eólicos soma 166 milhões de euros.
Em setembro de 2010, a EGP venceu um leilão público no Brasil, dedicado apenas à energia eólica, para a conclusão de três contratos plurianuais para a venda de energia elétrica a partir de novas centrais. Os três projetos são caracterizados por uma elevada quantidade de vento e por uma produtividade de aproximadamente 45%, números entre os mais altos do mundo. Isso significa que os aerogeradores poderão trabalhar cerca de 4.000 horas por ano, uma média muito superior à europeia. Por meio do leilão, a EGP obteve o direito de estipular um contrato de venda vicenal de energia elétrica produzida por estas três instalações através da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), a um preço indexado a 100% da inflação brasileira.
Ainda no Brasil, em 2011, a Enel Green Power venceu outros contratos de fornecimento de energia, no leilão público “New Energy”, com três projetos eólicos para uma capacidade total instalada de 193 MW. Os projetos estão localizados no Nordeste do País, nos Estados da Bahia, de Pernambuco e do Rio Grande do Norte.
O Brasil está entre os primeiros países no mundo na produção de energia renovável graças a cerca de 93.000 MW de capacidade instalada no setor, o que corresponde a cerca de 85% da capacidade total instalada no país.
A Enel Green Power é a sociedade do Grupo Enel inteiramente dedicada ao desenvolvimento e à gestão das atividades de geração de energia a partir de fontes renováveis em nível internacional, estando presente na Europa e no continente americano. Com uma capacidade de geração de energia a partir da água, do sol, do vento e do calor da terra equivalentes, em 2011, a 22,5 bilhões de KWh – uma produção capaz de satisfazer os consumos de mais de 8 milhões de famílias e de evitar a emissão de mais de 16 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera –, a Enel Green Power é líder em nível mundial, graças a um conjunto de tecnologias bastante equilibrado, com uma produção largamente superior à média do setor. A empresa possui uma capacidade instalada de mais de 7.600 MW, com uma combinação de fontes de energia que inclui a eólica, a solar, a hidrelétrica, a geotérmica e as biomassas. Atualmente, as cerca de 700 instalações em funcionamento da EGP estão localizadas em 16 países da Europa e do continente americano.
Na América Latina, a Enel Green Power gerencia instalações de energias renováveis no México, na Costa Rica, na Guatemala, no Panamá, em El Salvador, no Chile e no Brasil, para uma capacidade total instalada de 831 MW. No setor eólico, fora os três projetos no Brasil de 90 MW, a sociedade possui instalações para 24 MW na Costa Rica e para 74 MW no México. Graças à experiência atual no campo da energia geotérmica, a Enel Green Power está desenvolvendo novas oportunidades neste setor. No Chile, em particular, estão sendo exploradas várias concessões que têm uma potencialidade de mais de 100 MW.

Fonte: Último Instante

Nenhum comentário: