segunda-feira, 6 de junho de 2011

Brasil 0 X Holanda 0

É verdade que todo torcedor do futebol brasileiro que acompanha a trajetória da seleção do Brasil, sabe que do confronto contra a Holanda existe uma equivalência de forças o que torna imprevisível qualquer resultado seja onde for o local da disputa do jogo.

E tanto isso é verdade que antes da partida em Goiás a história em toda sua abrangência mostrava o total equilíbrio de poder, com três vitórias para cada e quatro resultados iguais ou empates.

Futebol não tem lógica, mais o raciocínio lógico antevia uma partida difícil para a seleção brasileira ainda em formatação, com experiências sendo realizadas.

E a partida aconteceu e o placar diz tudo e repete a estatística: Brasil 0 X Holanda 0

Focando o jogo em si, o Brasil com uma imensa e vibrante torcida ao seu lado, com uma equipe teoricamente bem escalada me dava à impressão de que dessa vez mesmo por um escore apertado o Brasil sairia vencedor do confronto.

Ledo engano, na primeira fase os lances mais perigosos de gol pertenceram à Holanda, quando o nosso goleiro Julio César praticou duas excelentes defesas; na segunda fase da partida o Brasil teve a predominância das ações, mais sem aproveitamento real.

Do confronto em si, o Brasil continua pecando por excesso de virtuosismo, firulas e afins e de forma desnecessária alguns jogadores cavam faltas deixando de participar do lance com a intenção de ludibriar o árbitro e obter condições para em bola parada chegar ao gol independente de provocar a possibilidade do adversário ser punido com cartão e alijado do confronto.

Nessa partida Fred abusou desse artifício e até Neymar sem ter tomado falta no lance, ganhou a marcação e ainda de forma injusta o adversário levou o cartão amarelo.

O Brasil tem condições físicas, de talento e técnica para jogar com mais seriedade e respeitar aos adversários a sua própria torcida, sem a necessidade de aplicar a violência, o que está ficando comum com jogadores expulsos de campo. O futebol Europeu e Africano é duro mais raramente se percebe deslealdade.

Enfim, essa coisa de que temos que levar vantagem em tudo é algo que tem que ser repensado e passa essencialmente pela Educação.

Para finalizar o resultado em 0 X 0 representa a igualdade na disputada entre Brasil e Holanda, muito embora quanto à questão de títulos não haja nem o que comparar.

Nenhum comentário: