sábado, 2 de abril de 2011

Oficinas preparatórias para audiência pública discutem implantação do aeroporto em Vitória da Conquista

Sexta-feira, 1 de Abril de 2011
Vitoria da Conquista é o terceiro municipio da Bahia em população.

O objetivo das oficinas é permitir que a comunidade tenha conhecimento do que será feito e os benefícios que o novo aeroporto poderá oferecer a população.

Dias 6 e 7 de abril, a partir das 9h, acontecem oficinas preparatórias com a comunidade para as discussões dos relatórios do Estudo de Impactos Ambientais (EIA) do Aeroporto de Vitória da Conquista. As oficinas ocorrerão no Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima e na comunidade de Pé de Galinha, localizada a 2 km do local onde será construído o novo aeroporto.

O objetivo das oficinas é permitir que a comunidade tenha conhecimento do que será feito e os benefícios que o novo aeroporto poderá oferecer a população. O evento contará com a presença dos representantes da população local, do Derba, do Instituto de Meio Ambiente – Ima, do prefeito da cidade, Guilherme Menezes e entidades representativas. Estima-se que cerca de 400 pessoas estarão presentes.

O novo aeroporto é um projeto do governo do Estado, via Secretaria Estadual de Infraestrutura – Seinfra, e será implantado pelo Derba - Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia, em uma área localizada à margem da BR-116.

A expectativa, é que a pista tenha aproximadamente 2,3 km de extensão, possibilitando o pouso e decolagem de aviões de grande porte. O plano diretor e projetos básicos, com exceção do terminal, já foram concluídos e apresentados. Os estudos preliminares para implantação do equipamento foram elaborados pela Concremat. Os investimentos previstos para a obra estão estimados em R$ 86 milhões.

Segundo o secretário estadual de Infraestrutura, Otto Alencar, iniciativas como essa devem ser adotadas para que os devidos esclarecimentos sejam prestados às comunidades envolvidas diretamente com o processo de construção do novo aeroporto de Vitória da Conquista. "O Ima coordena, dentro do processo de licenciamento de construção do aeroporto de Conquista, a realização das oficinas. Nós executamos o projeto e vamos começar os trabalhos como meio de divulgação e conscientização dos impactos ambientais dentro da comunidade conquistense, assim esperamos que, se a população tiver dúvidas, esclareçam e, quem tiver sugestões, aproveite o momento de compartilhar conosco", pontuou.



Outras intervenções

Recentemente, o Derba ampliou o terminal de passageiros do atual aeroporto, proporcionando mais conforto e segurança aos usuários. Os serviços executados foram a ampliação do saguão para 140 m², contando com uma sala de embarque climatizada, com 100m², sala de desembarque com 65 m², sanitários, check-in para atender quatro empresas e espaço para instalação das empresas de apoio. A área total do referido terminal passou de 300 m² para 660 m².

Por estar localizado na malha urbana, o atual aeroporto não possui condições de se desenvolver. O novo aeroporto estará apto para atender a demanda, o que favorece o turismo e os negócios, além de significar investimentos relevantes na área de infraestrutura, acolhendo as necessidades exigidas para a copa do mundo de 2014 que será realizada no Brasil.



Ascom DERBA 01/04/2011

Foto: Google



Nenhum comentário: