sexta-feira, 15 de abril de 2011

Portos na Bahia e as necessidades de obras

Os Portos da Bahia apesar dos informes oficiais que dou abaixo, estão precisando de intervenções que permitirão o aumento da capacidade operacional, com investimentos públicos e privados, independente da construção do novo Porto em Ilhéus inicialmente previsto para a Ponta da Tulha e no momento apontado como a ser construído em Arítaguá e que servirá de porta de entrada e saída de produtos para uma extensa e rica região.
Conforme o site da Codeba os Portos na Bahia estão retratados nas linhas abaixo:

"A CODEBA entende a importância da questão portuária para o crescimento econômico, e tem investido em melhorias para a modernização da infraestrutura e aumento da capacidade dos portos da Bahia.
Pensando no potencial dos portos e na abertura para novas oportunidades de negócio, estão sendo investidos cerca de 1 bilhão e meio de reais nos portos de Salvador, Aratu e Ilhéus até o ano de 2012."


Conheça as obras programadas e as que estão sendo realizadas:

PORTO DE SALVADOR
Investimento Público
Curto Prazo:
•Dragagem Canal de Acesso & Bacia de Evolução para -15 m;


•Disponibilização de Retro-Área Pública com 40 Mil m2;


•Reforma de Adequação da Atual Estação de Passageiros;


•Regularização Ambiental junto ao IBAMA e IMA, mediante entrega do PCA e Atualização de LO’s para os Arrendamentos ;

Médio Prazo:

•Extensão do Quebra-mar rumo à Água de Meninos – PAC 2;


•Construção da Central de Resíduos;


•Construção da Nova Estação Marítima de Cruzeiros no Armazém 2, além da Revitalização Porto-Cidade no Armazém 1, PAC da Copa;


•Melhoria da Acessibilidade Terrestre com a Construção Via Expressa Portuária, ligando o Porto à BR 324 - PAC

Investimento Privado
Curto Prazo:

•Ajuste por Aditivo Contratual do Tecon Atual com Retro-Área Adicional de 40 Mil m2 , Prolongamento de 165 m lineares de Cais, Berço com -15 m e Equipamentos Novos para Movimentação;

•Licitação Imediata para Arrendamento do Terminal Retro-portuário, hoje Intermarítima, com Ampliação de Área adicional de + 11 mil m2;

Médio Prazo:

•Construção do 2º Berço de Conteineres com Aterro para nova Retro-Área de 169 Mil m2 e equipamentos específicos à movimentação;

•Licitações no Cais Comercial - Armazém 1 (Porto-Cidade) e da Nova Estação Marítima de Cruzeiros, implantada no Armazém 2.

PORTO DE ARATU
Investimento Público
Curto Prazo:

•Dragagem e Derrocagem para Aprofundamento -15 m;

•Recuperação do Sistema de Movimentação TGS I, iniciada pelos reparos de Calderaria do conjunto de Esteiras Transportadoras;

•Aquisição e Instalação de novo Rolamento da Empilhadeira do Pátio de Estocagem de Sólidos (peça customizada importada);

•Regularização Ambiental junto ao IBAMA e IMA, mediante entrega do PCA e Atualização de LO’s para os Arrendamentos ;

Médio Prazo:

•Melhoria da Acessibilidade Terrestre com Duplicação dos Acessos Rodoviários e Construção de Pátio de Triagem / Estacionamento de Veículos de Carga em Área anexa ao Porto.

Investimento Privado
Curto Prazo:

•Licitações Imediatas Tegal 1 e do Armazém, anexo ao Pátio de Estocagem Atual de Granéis Sólidos;


•Licitação Terminal TGS I em seu conjunto completo;


•Construção de Novo Terminal de Sólidos com foco na Exportação de Minérios (Ferro), por extensão do Pier I;


•Ampliação geral da Área de Tancagem de Líquidos com potencial aterramento e construção de Novos Berços de Atracação;


•Descontaminação Geral, Construção da Central de Resíduos e


Estação de Tratamento de Efluentes;

Médio Prazo:

•Implantação do 2º Terminal de Conteineres no Estado da Bahia;


•Modernização e Reativação Ramais Ferroviários FCA (Cota 05 e 35).

PORTO DE ILHÉUS
Investimento Público
Curto Prazo:

•Regularização Ambiental junto ao IBAMA e IMA, mediante entrega do PCA e Atualização de LO’s para os Arrendamentos;

•Para inclusão no PND – SEP (PAC 2), elaboração do roteiro de caracterização e contratação de projeto de Dragagem de Aprofundamento geral a -14 m, Dragagem a Barlamar e Solução de Reposição das Praias do Norte com o Licenciamento junto ao IBAMA;

Médio Prazo:

•Execução Obra Dragagem Aprofundamento a -14 m e Ampliação de Retro-área em 100 Mil m2 com Aterro (sucção e recalque);


•Construção da Estação Marítima de Cruzeiros Turísticos;


•Melhoria da Acessibilidade Terrestre com Ampliação dos Acessos Rodoviários.

Investimento Privado
Curto Prazo:

•Licitação Imediata para Arrendamento dos Armazéns 1 & 2;

Revitalização na Área do Porto Antigo no Centro Urbano, por meio de Licitação de espaço para Implantação de Marina (Lazer & Náutica);

Médio Prazo:

•Licitação para Arrendamento do Moinho de Trigo;


•Licitação da Nova Área 100 Mil m2 com Construção de Nova

Plataforma de Acostagem



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