segunda-feira, 25 de abril de 2011

Vem acontecendo há muitos anos e a verdade inferniza gestores governamentais e faz do povo sofredor...

Capitulo III
PORTO SUL
Acima a Matriz da Análise Preliminar para a escolha do sitio onde deveria ser construído o Porto Sul,com os vários vetores analisados e as notas atribuídas, tudo embasado nos Projetos de Logística Bahia, que fez estudos sobre a Integração intra-estadual com o MT,TO,GO e DF ( em resumo com a Bahia e o Centro Oeste do Brasil).

Os dados acima se reportam ao resultado divulgado na Reunião da CEPRAM, em Fevereiro de 2008, portanto há mais de 3 anos e que focou os seguintes itens:
Modernização dos Portos, Implantação e modernização da Infraestrutura de transportes (rodovias, ferrovias e hidrovias) ampliação e construção de aeroportos e análise de parcerias público privada como elementos facilitadores para o êxito dos empreendimentos.

Vale ressaltar que a Projeção Conceitual do Porto Sul, deu como principais pontos a Linha Costeira preservada com atracação distando 3 km da praia, formação de cinturões verdes com espécies nativas, tratamento integral de resíduos com alta tecnologia e tudo pertinente a sustentabilidade da natureza( terra e mar)como no presente caso, a ferrovia e o porto, assim como o novo aeroporto.

É de bom tom afirmar que desde a apresentação dos estudos na Reunião de Fevereiro de 2008 pela CEPRAM, as pesquisa continuaram, com análises de correntes marinhas, formações rochosas , verificação do solo do mar e tudo abrangente para uma melhor decisão que facilitaria ao Homem desenvolver a Economia com o menor impacto possível na natureza.

Recentemente tomei conhecimento da decisão de órgãos do governo de mudar o local do Porto da Ponta da Tulha para Aritaguá, o que em verdade não me causou surpresa pelas pressões que estavam ocorrendo, pelas análises e estudos que continuavam em curso e muito principalmente pela declaração do presidente Lula no Centro de Convenções de Ilhéus, quando na oportunidade juntamente com outras autoridades assinaram o protocolo de autorização do inicio das obras da Ferrovia Oeste/Leste (FIOL).

Eu lembro bem estava na terceira fila na parte central do auditório do Centro de Convenções de Ilhéus quando Lula em seu pronunciamento declarou que em Março ou Abril Dilma aqui estaria para assinar a autorização para a construção do Porto Sul e que sua localização poderia ser um pouco mais para lá ou para cá, mais que um fato era consumado o Porto Sul, seria em Ilhéus.

E muita coisa aconteceu daquele dia em diante e o Porto teve sua localização mudada da Ponta da Tulha para Aritaguá, e a novela dos adversários de Ilhéus que usam como escudos determinadas pessoas que começaram a cantar vitorias e para aumentar a inquietação dos amantes reais de Ilhéus aconteceu a participação do Ministério Público de Ilhéus com a iniciativa de tentar impedir a construção da Ferrovia sob alegação de qua não haverá licença ambiental para a construção do Porto aqui em Ilhéus e seria um desperdício de recursos públicos a construção da Ferrovia.

Quais são efetivamente os interesses em impedir Ilhéus de entrar na rota do desenvolvimento?

Todos os municípios que serão beneficiados com a construção da Ferrovia e Porto estão se sentindo ameaçados e isso é muito grave para a Economia do Estado que tem assinado protocolos para altos investimentos internacionais.

Tenho comentado da necessidade de que nossos interesses estejam acima de partidos e de ideologias politicas e fiquei muito satisfeito em tomar conhecimento de que houve uma forte reação da classe politica, colocando juntos governo e oposição, tendo inclusive o deputado do PSDB Augusto Castro, presidente da Comissão Especial do Porto Sul convidado os dois procuradores do MPF que assinaram a ação de paralisação das obras da FIOL a esclarecer as razões dessa danosa ação.

É sabido de que a VALEC , já está adotando as cabiveis providências e pelo visto toda essa pressão só será extinta a partir do momento em que a presidenta Dilma assine a autorização para a construção do Porto Sul.

A você que fez a leitura desta matéria, vá ao topo leia com atenção sobre a análise para a escolha do local e entenda de uma vez por todas por quantos anos ainda teremos que batalhar pelo soerguimento de Ilhéus e da região em caso de ocorrer o travamento das obras tão clamada pela população desempregada, sem eira e sem beira?
Continua em breve.

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