terça-feira, 19 de abril de 2011

Mobilidade da Copa: Salvador ainda não sabe qual modelo adotar
Com nove meses de atraso, capital baiana ainda não se decidiu por BRT ou VLT
Salvador não sabe se escolhe o BRT... (crédito: Arquivo)
Karlo Dias - Salvador


Confusa como o trânsito da cidade, Salvador ainda não sabe que modelo será adotado para resolver os problemas de mobilidade e adequar a cidade para a Copa do Mundo e a Olimpíada.
Ampliação do metrô, instalação do sistema BRT (Bus Rapid Transit), ou criação de um novo sistema, no formato VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), estão na pauta das dez empresas que se credenciaram para participar do Processo de Manifestação de Interesse (PMI) lançado recentemente pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) (Conheça quais são as empresas).
Apesar de o sistema BRT estar definido na Matriz de Responsabilidade da Copa, assinada em 13 de janeiro de 2010 pelas três esferas de governo, a proposta da PMI não deixa claro se o formato a ser seguido será mesmo o do ônibus rápido ou o do VLT, espécie de bonde moderno.
No entanto, a PMI segue paralela e complementarmente ao programa de mobilidade da Copa, já que tem recursos do Ministério das Cidades de R$ 541,8 milhões para a construção do BRT que ligará o aeroporto internacional Luis Eduardo Magalhães à Estação da Lapa, no centro da cidade. A contrapartida do governo baiano será de R$ 28,5 milhões, somando um total de R$ 570,3 milhões.
São dois programas independentes”, diz o secretário Leonel Leal, gestor do escritório municipal da Copa em Salvador (Ecopa). “Uma coisa é o BRT, que já tem recursos alocados, e que respeitará o cronograma definido pelo Ministério do Esporte. Outra coisa é a PMI, que só vem somar a este grande programa de mobilidade da cidade.”
Francisco Ulisses, mestre em Urbanismo e chefe do setor de Planos e Projetos de Transporte da Secretaria Municipal dos Transportes e Infraestrutura de Salvador (Setin), ressalta que o projeto aprovado pelo ministério, e que já tem recursos alocados, é o BRT. Porém, não descarta a possibilidade de haver mudanças de percurso, a depender do que seja definido pela PMI.
Responsável pelas duas propostas em andamento, a superintendente de Planejamento e Gestão Territorial da Sedur, Graça Torreão, afirma que a proposta do governo da Bahia é mais ampla e deve contemplar uma integração entre o transporte público metropolitano de Salvador e o município de Lauro de Freitas.
A gestora diz que a prioridade é a construção e operação do corredor Acesso Norte, que ligará o aeroporto à Estação da Lapa, mas não define que sistema será adotado. “As empresas inscritas na PMI tem até o final de abril para apresentar os projetos preliminares, e 60 dias corridos para apresentar os projetos, estudos, levantamentos ou investigações. Aí sim será definido o modelo.”
 Em meio a interesses econômicos diversos, e problemas estruturais que vão desde a falta de vias até o colapso do sistema de transporte público, a tendência é que Salvador de fato siga o mesmo modelo das demais capitais brasileiras, com sistema modal integrando o BRT ao metrô. Esta é a análise feita pelo professor Elmo Felzemburg, mestre em planejamento e transporte urbano e professor da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia.
Para o especialista, o BRT é a melhor escolha, pois é o modelo que se pode construir mais rapidamente. “É a única solução para a Copa. Não vejo outra possibilidade em virtude do prazo apertado”.
No entanto, o professor ressalta “que esta não é a melhor solução para a cidade, pois um corredor apenas não vai resolver os problemas de falta de mobilidade de Salvador”.
Segundo Felzemburg, Salvador adotará um sistema com prazo de validade curto. “Falta uma proposta que siga os modelos adotados nas grandes cidades do mundo, e que contemple um formato em rede integrada. Porém, isso não dá para fazer até a Copa, e o que acontecerá em Salvador é o que chamamos de jeitinho brasileiro.”
Para ele, o ideal seria seguir o modelo de Barcelona, onde sistemas em rede integram vários modais. “Na cidade catalã existe um sistema de ônibus integrado ao metrô e ao VLT, a que se somam as ciclovias e rodovias. Isto permite que as pessoas deixem seus carros de passeio em casa e utilizem o transporte público”, explica. “O mundo inteiro deverá em breve adotar este modelo”, prevê.
Cronograma

Enquanto o modelo ideal não chega, as obras do BRT de Salvador devem iniciar em setembro próximo. Com nove meses de atraso, conforme cronograma inicial estabelecido na Matriz de Responsabilidade.
“Não podemos afirmar que existe um atraso no cronograma –os projetos estão em andamento e de acordo com os ajustes de datas sugeridos pelo Ministério do Esporte”, rebate a superintendente da Sedur.
Apesar de já ter os recursos alocados para a execução, a data para o início das obras do BRT foi adiada duas vezes. O primeiro prazo era julho de 2010 para a entrega do projeto básico e agosto do mesmo ano para o início das obras.
Este prazo foi revalidado para setembro de 2011. O ajuste do cronograma ocorreu em reunião realizada na quinta-feira passada (7), no Ministério do Esporte, para monitorar o andamento das ações previstas no cronograma da Copa.
Conforme Francisco Ulisses, da Setin, a primeira etapa foi vencida, com a entrega do projeto funcional (uma concepção geral do projeto). O projeto básico deve ser concluído até o final deste mês.
Em seguida, o projeto será encaminhado à Caixa Econômica Federal para análise e liberação de recursos. E a etapa seguinte será a licitação e o projeto executivo, que se desenvolvem simultaneamente, com perspectiva de conclusão do processo em janeiro de 2012.
Segundo Graça Torreão, da Sedur, a previsão para entrega da obra é dezembro de 2013. A superintendente assegura que, independente do modelo adotado, este prazo será rigorosamente respeitado.
Obras e prazos previstos na Matriz de Responsabilidade
Obra Início obras Conclusão
BRT Corredor Estruturante Aeroporto/Acesso Norte Jan 2012 Dez 2013
*O prazo original previa o início da obra em agosto de 2010.
Fonte: Ministério do Esporte/Matriz de Responsabilidade

Nenhum comentário: