quinta-feira, 21 de abril de 2011

Salvador e sua região metropolitana precisa e muito mais

Em fins de Maio e ou até Junho, as analises do Aviso de Manifestação de Interesses do Sistema Viário do Oeste, em cujo projeto está inserida a Ponte de Salvador a Itaparica, será concluída com a proposta aprovada e escolhida e ou com as sugestões selecionadas para a elaboração de um projeto definitivo e a licitação propriamente dita com seu tempo de realização determinado.

Transformar em realidade passa por audiências públicas, obtenção de recursos financeiros, ajustes nos planos  de todos os municípios envolvidos, liberação de licenças de órgãos disciplinadores de sustentabilidade do meio ambiente e principalmente a vontade de fazer.

O momento é o melhor e mais importante levando em conta a disposição de se fazer a linha Rio - São Paulo - Campinas do Trem Bala, de eventos como a Copa das Confederações, Copa  América e Copa do Mundo de 2014 e conversações com a grande China uma das mais potentes Economias do mundo atual que inclusive poderá se interessar em investir em tão grande empreendimento.

A Prefeitura de Salvador já está de posse da planilha de custos elaborada pelo setor de engenharia do Exercito Brasileiro para a conclusão do Metrô, no que concerne ao trecho da Rótula do Abacaxi a Pirajá e deverá acelerar as obras para que o prazo de sua conclusão fique adequado para seu bom uso e funcionamento antes da Copa de 2014.

Afinal são obras para solucionar os problemas da mobilidade urbana da Bahia e não é demais lembrar que projetos como o das novas Avenidas Atlântica e da Linha Verde tenham investimentos para suas realizações, inclusive com a participação de empresas privadas nacionais e ou até internacionais.

E para encerrar: Como andam as obras da Via Expressa Baía de Todos os Santos?
E um conselho ao povo: gente o Sistema Ferry Boat é demais no conseguir minar qualquer paciência e em meu ponto de vista, só com a Ponte teremos resolvido esse grande problemão, pois todas as outras medidas serão paliativas.

Agora por fim um recado aqueles saudosos que recentemente em suas cronicas e comentários lembravam o uso de saveiros para a travessia...que tal voltarem a usa-los ?

Um comentário:

Alan disse...

A população da Bahia entende que o Estado vive um momento de grandes oportunidades e que há muitas coisas para se fazer.
Mas é necessário neste momento ideias e ações firmes que projetem Salvador e a Bahia efetivamente no século XXI.
Não podemos deixar que a emoção do momento nos desoriente em relação ao verdadeiro caminho do progresso.
Não podemos fazer um planejamento com base em análise rápidas e surperficiais, temos que considerar em primeiro lugar os objetivios da coletividade e não os objetivos individuais, como exemplo: satisfação passageira da inauguração de instrumentos, lucros, vantagens eleitoreiras e etc.
Uns vão dizer: esse planejamento é demorado, tem alto custo.
Eles estão errados. Se o metrô de Salvador tivesse tido um planejamneto satisfatório e eficaz, nós baianos não teriamos o menor metrô do mundo, muito menos uma obra que cria e justifica a incompetência dos baianos no cenário nacional e internacional, “obra considerada como a mais cara montanha russa do mundo”. Isso é triste, é uma vergonha para mim e para vc que está lendo este comentário. Temos que acabar com essa situação.
Me diga se o planejamento sai demorado e caro? Eles são loucos.
Cito apenas duas oportunidades.
1° Parque Esportivo Olímpico: é obvio que Salvador necessita emergencialmente desse empreendimento. Não apenas como uma necessidade de “ equipamentos desportivos de ponta”. Mas principalmente como um catalisador sustentável dos esportes na bahia, atuando como um dos braços da sociedade na redução efetiva da criminalidade, na geração de renda para muitas familias, na despreconceitualização da cultura atráves das aulas de capoeira, e na continuação efetiva do rompimento das barreiras que impedem a evolução positiva da nossa cultura através da oferta da pratica de esportes como o squash, o boliche e o arco e flecha, a esgrima, o tênis, entre outros.
Isso é possivel se for feito um planejamento estratégico.
2° Mobilidade urbana: antes da construção da ponte é necessário resolver a questão do metrô, do VLT ou brt( sistema antigo - ônibus grande - ohhhhh -, poluidor do meio ambiente, não gera a mesma tecnologia do VLT e gera menos empregos que o VLT, além de perpetuar e consolidar a dominação das empresas de ônibus), das construções das novas vias em Salvador, do treinamento eficiente da SET, da efetiva destinação dos recursos provenientes das multas aplicadas no estado, do endireitamento do sistema víario da Ilha de Itaparica e o aproveitamento das potencialidades que o sistema ferry-boat permitem ao estado.
Como o desenvolvimento de atividades naúticas, atração de empresas portuárias e industrias navais, desenvolvimento de tecnologia na aréa naval, entre dezenas de outras possibilidades de aproveitamento das oprtunidades. Que culminaram na geração sustentável-efetiva de empregos e renda.
VAMOS PENSAR GRANDE E LOGICAMENTE.
Temos que acabar com os absurdos da bahia.
Quero viver em uma terra de progresso eficiente e você?
Vamos pregar no nosso cotidiano o espírito de fazer o melhor que pudermos, de nos capacitarmos cada vez mais para promover o bem-estar da nossa sociedade.