quinta-feira, 28 de abril de 2011

Obras e sua preservação...

Planejar, elaborar projetos e construir é difícil,porem é bem mais fácil de que manter os bens em condições de uso e bom funcionamento.
E quais as razões?
Educação é a principal resposta. Você sabe que o processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral tem como seu principio básico a Educação e sem ela como se registrar o respeito, o cuidado do individuo em demonstrar a importância em preservar o patrimonio público ou privado?

A titulo meramente informativo e elucidativo, quero em primeiro lugar perguntar:
Quais as razões que levaram os homens do poder de retirar do Curriculum escolar matéria que estudava a moral, a ética, a cidadania, a soberania, o patriotismo e a civilização propriamente dita?

Vou de forma sucinta  informar que a Moral poderia ser vista como um conjunto de regras de conduta ou hábitos considerados corretos e válidos para qualquer ocasião, onde a dignidade estivesse presente e não fosse de encontro aos princípios fundamentais em ser honesto, sério e que investido de uma armadura poderosa evitasse se intrometer em atos participativos de desvios de conduta e até roubo.

O civismo seria uma demonstração de devoção ao interesse público e irmanado com o patriotismo que é uma demonstração de amor a pátria, de sua defesa com a consciência que tudo isso levaria ao individuo a exercer a cidadania de forma a se imaginar participando de uma civilização onde se cultuasse de forma coesa a postura e atitude de um povo levando em conta a um período de tempo ou época.

E tudo isso junto, evitaria que se ouvisse falar, ou se tomasse conhecimento de atos de destruição por prazer de uma mente sem a Educação e que hoje vulgarmente se denomina de vandalismo.

O presente assunto tem muito com o que observamos em qualquer lugar de nosso país com a destruição parcial ou total de nossos monumentos, de nossos logradouros públicos e até do patrimonio privado.

Sei que em não sendo um educador não posso por falta de conhecimentos inerentes a profissão externar opiniões sobre quais os caminhos que teremos que tomar ( a sociedade como um todo) para no porvir tenhamos mais respeito ao patrimonio pertença a quem pertencer, mais respeito ao povo, a religião, a etnia, e principalmente a pátria.

Meu propósito é me fazer entender nas próximas matérias em que tratarei do assunto titulo deste comentário: Obras e sua preservação...

Nenhum comentário: