Este é um projeto pretende dotar as cidades da Bahia, em especial Salvador e sua macrorregião, de sistemas cicloviários completos que permitam o pleno circuito do trabalhador, da população nas atividades sociais e esportivas e do turista.
Objetivos específicos:
•Equipar Salvador para o evento da Copa 2014
•Promover e implantar o apoio logístico ao ciclista
•Estimular a cadeia de produção e comercialização associada à bicicleta
•Implantar um Centro da Bicicleta no Parque do Pituaçu
Bicicletas é um meio de transporte muito difundido e no Brasil as cidades mais preparadas e que apresentam soluções para o seu uso são:
01- Afuá no Pará, com seus 35 mil habitantes tem como seu principal meio de transportes a Bicicleta, tendo em vista, toda vez que chove fica completamente alagada;
02- Aracaju (SE) tem 62 quilômetros de ciclovias, três bicicletários, com 40 vagas de estacionamento;
03- Rio de Janeiro com 140 km de ciclovias e sistema de aluguel de bicicletas em 19 estações;
04- São Paulo (SP) com bicicletários instalados próximo as estações de Metrô e Trem e por mês são realizados 1.900 empréstimos, 4.800 estacionamentos;
05- Sorocaba (SP) que tem 700 mil habitantes possui 60 km de vias para bicicletas;
06- Santos (SP) tem malha cicloviária interligada a várias regiões da cidade.
As cidades que aspiram ao uso de bicicletas como um meio moderno para a mobilidade é: Curitiba (PR) que almeja revitalizar o centro e ter bicicleta como modal de transporte e está em entendimentos com a cidade de Lyon na França para a concretização de seu projeto.
Salvador pretende implantar 140 km de sistema cicloviário abrangente também a Lauro de Freitas e o projeto orçado em R$41 milhões foi encaminhado ao governo federal para sua inclusão nas liberações do PAC 2.
Atualmente Salvador conta com 30 km na orla (de Amaralina a Pituba e Jardim de Alah a Itapuã, na Avenida Bonocô e no subúrbio até a altura do Lobato).
Salvador é uma cidade travada em seu fluxo viário pelo aumento de sua frota de veículos em cerca de 7% ao ano, fato que vem acontecendo desde 2006 e além das necessárias intervenções com a construção de novas avenidas, da requalificação ampla e total dos meios de transportes, a construção de ciclovias ajudaria em muito a cidade se essas intervenções tiverem como base o projeto Cidade Bicicleta que prevê a implantação de ciclovias, ciclofaixas, estações de aluguel de bicicletas, ligadas a outros sistemas de transportes que de certo ajudará a mobilidade da cidade.
É evidente que a ideia tem que chegar ao papel através de projeto executivo (ainda não existe) e daí se transformar em realidade, pois até agora não passa de "ovo dentro da galinha", e o que é pior os mais otimistas acreditam que se o governo federal liberar os recursos as obras terão inicio no próximo ano.
Estou exausto de imaginar que aqui a coisa é do tipo de " Tudo como Dantes no Quartel de Abrantes " conforme os portugueses já diziam há séculos...
Temos que ganhar agilidade a partir do pensar, projetar e executar...o tempo corre e não para e a cidade cresce e causa inquietação em seus habitantes que levam do centro ao Imbui por exemplo 90 minutos para em casa chegar.
Salvador é uma cidade travada em seu fluxo viário pelo aumento de sua frota de veículos em cerca de 7% ao ano, fato que vem acontecendo desde 2006 e além das necessárias intervenções com a construção de novas avenidas, da requalificação ampla e total dos meios de transportes, a construção de ciclovias ajudaria em muito a cidade se essas intervenções tiverem como base o projeto Cidade Bicicleta que prevê a implantação de ciclovias, ciclofaixas, estações de aluguel de bicicletas, ligadas a outros sistemas de transportes que de certo ajudará a mobilidade da cidade.
É evidente que a ideia tem que chegar ao papel através de projeto executivo (ainda não existe) e daí se transformar em realidade, pois até agora não passa de "ovo dentro da galinha", e o que é pior os mais otimistas acreditam que se o governo federal liberar os recursos as obras terão inicio no próximo ano.
Estou exausto de imaginar que aqui a coisa é do tipo de " Tudo como Dantes no Quartel de Abrantes " conforme os portugueses já diziam há séculos...
Temos que ganhar agilidade a partir do pensar, projetar e executar...o tempo corre e não para e a cidade cresce e causa inquietação em seus habitantes que levam do centro ao Imbui por exemplo 90 minutos para em casa chegar.
Um comentário:
Ilhéus tem em suas ruas muitas bicicletas conduzidas por corajosos, imprudentes e pessoas de baixo poder aquisitivo, que se arriscam nas poucas vias de calçamento irregular, iluminação de baixa luminosidade, tráfego maluco e ainda por cima com a total falta de ciclovias.
No centro do municipio a única ciclovia está situada na Avenida Soares Lopes, muito longe das pistas de asfaltos por onde trafegam os veículos, sinuosa, pessimente cuidada e inadequada como via auxiliar da mobilidade urbana, além de ser insegura. Em verdade é mesmo que não ter nenhuma.
Ilhéus precisa de ciclovias e deveria imitar Aracaju, cidade gostosa, bem cuidada, limpa, bem iluminada e com ciclovias decentes, modernas e situadas em locais que realmente participa como coadjuvante dos meios de transportes da bela cidade.
Enfim, quando um dia Ilhéus acordar é possivel que se integre nos planos do crescimento da Bahia.
Por enquanto os homens da politica local não estão nem aí, chegando ao ponto de fazer campanha o tempo inteiro para eleições...agora mesmo o PT através de alguns de seus tidos comandantes dão conta de que Carmelita será a candidata ideal do partido para a Prefeitura e esses mesmos também apoiam Josias, tudo dependendo do momento quando a conveniência pode falar mais alto.
Tem quem diga que Jabes voltará, que Cacá tem chances e Ruy está mais forte e as enquetes dão uma aparência de que essa gente está realizando manobras com a opinião do eleitor que ainda não disse realmente o que quer.
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