segunda-feira, 18 de abril de 2011

2011Parceria busca garantir infraestrutura para desenvolvimento do esporte na Bahia

NOTÍCIAS - Esportes



Foto: Manu Dias/Agecom
Governador recebe representantes das confederações brasileiras de Canoagem e de BoxeFonte inesgotável de talentos para a canoagem e boxe brasileiro, o Estado da Bahia vem apostando no potencial destas modalidades. O governador Jaques Wagner se reuniu nesta segunda-feira (18) com dirigentes esportivos para discutir os detalhes sobre incentivos. No encontro com os presidentes da Confederação Brasileira de Canoagem, João Tomasini, e de Boxe, Mauro José, foi anunciado o investimento de R$ 1,1 milhão, destinado aos três núcleos de canoagem localizados em Ubaitaba, Itacaré e Aratu - dois voltados à canoagem de velocidade (Ubaitaba e Aratu) e um à paracanoagem (Itacaré).
Detalhes sobre os incentivos a partir dos resultados dos atletas do boxe baiano também fizeram parte da pauta do encontro, que contou ainda com a participação do secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Nilton Vasconcelos, e do superintendente dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), Raimundo Nonato. O poder público procurou contemplar as políticas que vêm sendo desenvolvidas pelas confederações e que valorizam os talentos esportivos.
O presidente da Confederação Brasileira de Boxe, Mauro José, explicou como a bolsa-auxílio pode ser adquirida e os incentivos adicionais a partir do desempenho nas competições. “O atleta adquire esse benefício pelos resultados obtidos. O subsídio pode ser solicitado por intermédio do governo federal ou também do estadual”. Ele disse que a lei existe para garantir condições do atleta se manter e continuar na prática esportiva.
Segundo o presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, João Tomasini, outros núcleos serão anunciados, posteriormente, voltados para a modalidade caiaque polo e canoagem slalon. Os recursos captados junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) terão desconto no Imposto de Renda, com base na Lei do Esporte de 2007. “Na primeira participação do País nas Olimpíadas, um baiano esteve na equipe. O esporte no estado só fez crescer de lá pra cá. A prova é que oito dos 12 integrantes da seleção são baianos”.
Ele informou que a partir do mês de agosto devem ser implantados todos os três núcleos. Haverá também um trabalho em parceria com a prefeitura das localidades, colégios e Marinha para disponibilizar essa estrutura para a sociedade civil.
O secretário Nilton Vasconcelos destacou o papel do governo para o desenvolvimento das modalidades. “Nosso papel é garantir a infraestrutura para que estes esportes aumentem as chances dos nossos desportistas obterem resultados positivos, o que depende muito da organização dos atletas”. Vasconcelos afirmou que a estruturação das duas confederações permite que estas modalidades, com tradição no sul do estado, avancem em outros municípios, com foco em 2016 e 2012.
Texto:AGECOM

Nenhum comentário: