quarta-feira, 20 de abril de 2011

O Ministro falou o que todos sabem em Salvador...

Metade das cidades-sede da Copa tem problemas com transporte
Folhapress

O ministro Mario Negromonte (Cidades) disse nesta quarta-feira que um levantamento do governo identificou que há problemas nas obras de mobilidade urbana em 6 das 12 cidades-sede da Copa de 2014.
O ministro não listou as cidades, mas disse que existem dificuldades jurídicas, ambientais, além de problemas de licitação para as obras. "Tem gargalos que estamos desobstruindo."
Relatório do TCU (Tribunal de Contas da União) que acompanha as obras do evento mostrou preocupação com obras de mobilidade urbana em 5 de 12 cidades. Segundo o documento, em São Paulo, Manaus, Recife, Fortaleza e Brasília, os prazos para os projetos de transporte já estão em situação preocupante.
O Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada) e o próprio TCU revelaram, nas últimas semanas, preocupação com as obras dos aeroportos das cidades que vão receber a Copa --9 das 14 sedes estão com problemas.
Negromonte disse que as obras trazem preocupação, mas que os cronogramas devem ser acelerados.
"Nessas obras vamos ter que trabalhar de manhã de tarde e de noite para avançarmos. Existe uma preocupação que não vai trazer prejuízo para o andamento das obras. A única certeza que temos é que a data da Copa não pode ser adiada".
O ministro responsabilizou os municípios pelos problemas. "Existe atraso por parte dos municípios. Já está mapeado. Cada Estado vai ter que negociar para dar celeridade. Nossa parte é mobilidade urbana e vamos ter que ter a responsabilidade de levar o torcedor até a catraca. São 12 capitais sedes da Copa, boa parte está com problema. Eu diria meia dúzia", disse.

Nenhum comentário: