Senhor Deputado Federal Amauri Teixeira
Proferido em Plenário no dia 11 de abril de 2011
SOLLA E A SAÚDE NA BAHIA
Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, ocupo esta tribuna para, antes de mais nada, parabenizar o Secretário da Saúde do Estado da Bahia, meu amigo Jorge Solla, pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo à frente daquela Secretaria e pelo transcurso de seu aniversário na data de hoje. Parabéns Solla!
É muito em função do brilhante trabalho de Solla e sua equipe, absolutamente respaldado pela confiança do governador Jaques Wagner, que o sistema de saúde na Bahia evoluiu tanto nestes últimos anos.
Segundo o próprio Secretário apresentou, recentemente, na Assembléia Legislativa da Bahia, sobre as ações desenvolvidas com base no Plano Plurianual (PPA), referente ao período 2008/2011, em uma retrospectiva da situação da saúde antes de 2007, ocasião em que apresentava uma dívida de R$ 217 milhões, Solla demonstrou como a Bahia deu a volta por cima na questão da saúde.
Naquela época, por razões diversas, o Estado não vinha cumprindo contrapartidas previstas. Havia carência de profissionais de saúde, insuficiência de leitos de UTIs e baixa cobertura de atenção básica, entre outros problemas. Mas, graças ao trabalho de Solla e sua equipe, a realidade agora é outra, fruto de uma evolução crescente do percentual de recursos do Tesouro Estadual aplicados na saúde, que, no ano passado, permitiu que a Bahia investisse em saúde quase 14%, quando o previsto pela legislação seria 12%.
Esse aumento de investimentos em saúde na Bahia, só demonstra a prioridade que o Governo do Estado dedicou ao setor – em quatro anos de gestão, entre 2007 e 2010, a Secretaria de Saúde da Bahia – Sesab registrou uma ampliação superior a R$ 3,1 bilhões, quando comparado com o período de 2003 a 2006. Esses investimentos proporcionaram importantes avanços na melhoria da assistência à saúde da população baiana, com a aquisição de novos equipamentos, todas as unidades passaram por reformas, novos serviços foram implantados, profissionais foram qualificados e contratados.
Em 2010, a Sesab continuou a ampliação de sua rede hospitalar, inaugurando dois novos hospitais de grande porte, o Hospital do Subúrbio (HS), em Salvador, e o Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana. Com estes dois novos hospitais, em quatro anos, a Sesab entregou à população cinco novas unidades hospitalares de grande porte, executando na íntegra o planejamento estabelecido no início da gestão e descentralizando o atendimento de alta e média complexidade para o interior do estado. Aliás, podemos afirmar que, graças ao trabalho de Solla, o Hospital do Subúrbio pode ser apontado como a maior obra na área de saúde desde a inauguração do Hospital Geral do Estado, em 1990.
Além disso, podemos destacar também outras realizações do governo, na gestão de Jorge Solla, como a inauguração da 1ª unidade descentralizada da Escola Técnica de Saúde, em Itaberaba; a criação da Universidade Aberta do SUS (Unasus); a ampliação do número de vagas na Residência Médica; a realização do concurso público para profissionais de saúde, inclusive médicos; a criação da Fundação Estatal de Saúde e a implantação do Observatório de Violência e Acidentes.
Isso tudo, Sr. Presidente, sem contar as boas coberturas vacinais alcançadas nos últimos anos, com mais de 31 milhões de doses de vacinas distribuídas em 2010, que resultou na redução dos casos de doenças como o sarampo, o tétano e a rubéola em todo Estado da Bahia.
Falam agora de epidemia de dengue em Salvador, mas afirmo-lhes, nobres pares, que a Secretaria de Saúde está atenta e vigilante a questão. Aliás, desde 2009, quando observou um surto de dengue no Estado, notificando-se a ocorrência de mais de 123 mil casos, que a Sesab vem combatendo a doença com afinco, tendo caído as incidências para 61 mil casos em 2010 e, agora em 2011, apenas 9 mil, contra uma média de 1,0 milhão de casos/anuais em todo país
Por tudo isso, Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, é que nos orgulhamos do trabalho que vem sendo desenvolvido na Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, pela oportunidade que tivemos de estar naquela equipe até o ano passado, quando saímos para exercer este mandato, pelo apoio incondicional emprestado pelo governador Jaques Wagner e pelo suporte que o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, vem ofertando, é que mais uma vez nos solidarizamos, parabenizamos e, neste oportunidade, estendemos uma forte abraço pelo o aniversário de Jorge Solla. Parabéns, meu amigo!
Muito obrigado
Nenhum comentário:
Postar um comentário