Escritor, economista e diretor do portal Bahia Econômica, é membro da Academia de Letras da Bahia
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O primeiro trimestre da. ano já se foi e torna-se indispensável que o governo cumpra uma agenda mínima para 2011.
Entre as ações e decisões urgentes, está a necessidade de iniciar o processo de modernizacão do Porto de Aratu, e, para isso, é indispénsável a aprovação do projeto de Parceria Público-Privada (PPP) que está sendo analisado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e prevê sua administração por um consórcio de empresas privadas, capitaneadas pela Braskem.
O consórcio quer transformar Aratu num grande complexo portuário e prevê investimentos da ordem de R$ 500 milhões.
A parceria inclui a Codeba e o governo do Estado e pode tornar Aratu um porto tão competitivo quanto Suape.
No âmbito municipal, a agenda prevê a decisão sobre qual sistema de transporte será utilizado no projeto de mobilidade urbana - se o BRT, sistema de ônibus articulados, ou o VLT, veículo leve sobre trilhos -, e isso será fundamental para a Salvador do futuro. A decisão deve ser tomada nos próximos dois meses e urge fazê-Io, pois sobram apenas três anos, antes do início da Copa. Tenho recebido diversos estudos sobre o VLT, o bonde moderno, e estou realizando uma análise custo-benefício sobre o melhor sistema para a cidade.
Outra decisão que não pode mais esperar é a referente à licença ambiental do Porto Sul, que tem de sair nos próximos meses, sob pena de atrasar a montagem da rede logística formada pelo porto e pela Ferrovia Oeste-Leste.
A agenda de 2011 exige também decisão sobre a viabilidade econômica e financeira do projeto da ponte Salvador- Itaparica, cujo custo é da ordem de R$ 6 bilhões e cujos estudos iniciais de dois consórcios já estão nas mãos do governo.
Se o jogo é para valer a decisão de realizar a obra ou não deve ser tomada ainda este ano.
Na agenda, também aparece a decisão sobre a implantação de uma usina nuclear na Bahia, outro tema em que é preciso ampliar a discussão, e a viabilização imediata da duplicação do trecho da BR-I01 na Bahia, que está sendo toca da em quase todos os estados do Nordeste.
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