quarta-feira, 13 de abril de 2011

Estádio Mário Pessoa e Aviso de Manifestação de Interesses para permutação e/ou compra do espaço físico do estádio.



Ilhéus e a região haverá de desenvolver com a construção do Complexo Intermodal (Aeroporto – Ferrovia e Porto), da ZPE e outros investimentos em infraestrutura, e afora esse fato a possível criação da Região Metropolitana que já está sendo pensada, conversada, discutida e com tendências de sua concretização.

Estádio Mário Pessoa

Inaugurado em 28/06/1940(na época foi apontado como um dos maiores do norte e nordeste do Brasil e teve sua origem com o aterro do charco da área desmembrada da Fazenda Boa Vista) e só em 1952 recebeu o nome do prefeito que o construiu.
É um patrimônio do município de Ilhéus e qualquer iniciativa tem que partir da Prefeitura e de sua Câmara de Vereadores.
A iluminação foi inaugurada em 15/11/1961.
Sua capacidade de 7.000 pessoas, hoje reformulada para 4.500 em observância ao estatuto do Torcedor.

Aviso de Manifestação de Interesses para permutação da área por um novo estádio e ou simplesmente sua negociação por venda a terceiro.

Para que ocorra uma tomada de posição têm que ser realizado estudos preliminares de viabilidade técnica – avaliação ambiental – avaliação econômico- financeira e jurídica – projeto de utilização do espaço físico para o poderá ser ali construído, com tratamento urbanístico no entorno, novos passeios, passarelas, estacionamentos, fluxo viário e todos os elementos que atendam a uma conceituação de uso do espaço físico visando o progresso e o conforto da população.

Uso do Terreno

Construção de um Shopping Center e/ou Torres (3) para abrigar áreas destinadas a moradias, estabelecimentos de prestações de serviços (consultórios, clinicas, escritórios para uso de profissionais liberais e centro comercial com lojas de artigos masculinos e femininos, além de praça de alimentação, hotel de bom nível e tudo inerente a nova filosofia de comercio de 1º mundo).

Sugestão de Pauta

No Aviso de Manifestação de Interesses dentre as inúmeras cláusulas para um negócio deste quilate deverá haver condições tais como: apenas o projeto vencedor seria remunerado e que a licitação teria como foco principal a gleba de terra onde está situado o Estádio Mário Pessoa, por um projeto de um estádio moderno para 25 mil pessoas em atendimento ao Estatuto do Torcedor e as exigências da FIFA, mas com a obrigatoriedade de entrega parcial do estádio para 17 mil espectadores a ser construído de imediato com a ressalva de que o vencedor da licitação só assumiria o controle do espaço físico do Mário Pessoa quando da entrega do novo Estádio a Prefeitura de Ilhéus, livre e desembaraçado de qualquer ônus e com inclusive o registro do terreno onde foi edificado.

No que concerne aos outros 8.000 lugares projetados e não construidos seria assunto para no futuro em acordo com o Ministério do Esporte e/ou acerto com empresa privada a sua construção.

É evidente que essa sugestão é em caráter de uma idéia para permitir estudo técnico capaz de elevar o esporte de Ilhéus, hoje na 2ª divisão do fraco futebol da Bahia (dependendo de Tribunal se fica e ou realmente está rebaixado).

Nenhum comentário: