sábado, 23 de abril de 2011


Vem acontecendo há muitos anos e a verdade inferniza gestores governamentais e faz do povo sofredor...

Estou dividindo as matérias para comentários em Capítulos nos quais tratarei de assuntos pertinentes aos interesses de Ilhéus e Salvador, que por consequência abrangem todo o Estado.
Vou tentar retratar ou passar adiante minha visão sobre Salvador visualizada de uma aeronave, o transporte por Ferry Boat, o Porto Sul, a Ponte de Ilhéus ao Pontal,os terminais pesqueiros de Salvador e de Ilhéus e outros questionamentos que focam o titulo principal desta longa e qualificada matéria.

Vou começar com um preâmbulo e duas abordagens, quais sejam: Visão de Salvador de uma aeronave e Terminais Pesqueiros:

Preâmbulo:

Sem trabalho não há milagre e nem futuro promissor...

Energúmenos, endemoninhados e possessos travadores do desenvolvimento e progresso, tentam de forma enervante, irritante e até exasperante conduzir a juventude em formação, usam de artifícios na arte de ludibriar as multidões de analfabetos funcionais e totais e buscam transformar esse grande bloco da sociedade em massa de manobra em defesa dos propósitos de seus impuros interesses (SÃO ESCUDOS ) que em verdade são fruto das ambições capitalistas não importando sua bandeira ou pátria definida. E por razões óbvias esse grupo da sociedade conforme o pensamento dos travadores do progresso podem ser de grande valia e reforço as suas intenções de com mentiras rasteiras, enganosas impedir um ajustamento social o que muito pelo contrário não faz parte de suas metas, que é aprofundar mais ainda e cada vez mais os desníveis sociais aqui existentes, pois sem desenvolvimento não há trabalho.
Isso é uma forma de grave violência, pois a exemplo dessa, uma rica estrutura organizada e abastada financeiramente mantém suas intenções de uma natureza privativa de seus interesses e o povo rastejando por míseros empregos e o povo que se dane e vá para as profundezas do inferno que em Economia é representada pelo atraso, na falta de emprego, de educação, de saúde, de segurança,uma verdadeira falta de tudo.

Visão de Salvador de uma aeronave
Capitulo I

Salvador vista do alto a bordo de uma aeronave (um Gol vestido de Varig) ofereceu uma visão de uma imensa invasão desordenada com ilhas planejadas de desenvolvimento e progresso, com vias de bom nível, embora insuficientes, belas edificações e algumas áreas ainda verdes (até quando novos invasores não tomarão conta desses espaços) e dai embasado no que foi visto veio a cabeça algumas perguntas:
01- Onde andou o imenso leque de órgãos governamentais, entidades e ambientalistas que não impediram a favelização da 3ª Metrópole do país em população?
02- Quais as razões de tantas obstaculações por parte de Ministérios Públicos, Tribunais de Contas e tantos outros órgãos em não permitir a construção de novas avenidas?
03- Qual a solução que esses órgãos apresentam para a solução pra lá de caótica do Sistema Viário de Salvador, a curto, médio e longo prazo?

O que quer essa gente nesse interminável lero- lero e ou lenga – lenga?
Com a resposta o povo que pensa...ou que ousa em pensar grande. É burrice não fiscalizar, mas é uma estupidez sem limite tentar impedir a cidade de crescer.
Que venha a Via Expressa Baía de Todos os Santos, a Avenida Atlântica, Avenida Linha Verde, a Ponte Salvador a Itaparica e a revitalização de todas as avenidas e os corredores de tráfegos exclusivos e já...
Quem pensa ao contrário está na contra- mão da história e quem viver verá.
Terminais Pesqueiros
Antes de falar sobre as construções dos Terminais Pesqueiros de Salvador e de Ilhéus, por achar mais centrado a denominação de Porto ao invés de Terminal dou a seguir as definições de ambos segundo Aurélio:
Terminal
Ponto terminal de uma rede de transporte, relativo a termo ou remate.
Porto
Lugar da costa, rio, ,lagoa,etc dotado de instalações adequadas onde embarcações podem atracar, fundear, encostar em terra por onde realizam embarques e desembarques de passageiros e mercadorias de qualquer tipo ou espécie.
Vou para o que interessa, estive hoje pela manhã em Itapagipe, na Ribeira e o Terminal Pesqueiro tem placa de obra, um bate estaca e olhando pelas gretas do tapume nada mais pode ser visto. Ele fica próximo, ao lado esquerdo de quem está olhando o mar, do Terminal de Passageiros da Ribeira, que leva passageiros a Plataforma.
Pelo visto em comparação com o Terminal de Ilhéus o da Ribeira toma de grande goleada em avanço de obras, haja vista que o de Ilhéus embora não tivesse cumprido o cronograma de obras inicialmente anunciado está muitos furos na frente e deve inaugurar entre Julho e Agosto deste ano.
Quanto a Ribeira achei que está um abandono só, com final de linha (não chega a ser um Terminal de ônibus) completamente abandonado, despoliciado e com muitos pedintes deitados nos passeios.
E esse lugar está inserido nos planos apresentados por João Henrique de reformulação total e ampla da cidade baixa indo até o comércio ou parte baixa do elevador Lacerda, Mercado do Modelo, Forte São Marcelo, eternos postais de Salvador.
Mas, é bom que se diga os do contra, os endemoninhados,possessos e enervantes componentes do clã do atraso, do gueto do quanto pior melhor estão atentos na busca de impedir, obstacular, parar
e tudo ficar como dantes no quartel de Abrantes

Nenhum comentário: