Vou focar dois assuntos que considero de extrema importância e que servirá também para Ilhéus onde resido.
01- A bela visão da Baía de Todos os Santos a maior em navegabilidade do mundo e as inquestionáveis necessidades.
Ao largo fundeados (âncoras lançadas ao mar) vários e grandes navios,ontem contei 20 estavam aguardando a vez de atracar ou encostar a embarcação no cais do Porto, o que comprova sem sombras de dúvidas que o mesmo está superado,atrasado no tempo e subdimensionado levando em conta o movimento de embarcações que a ele se destina para desembarcar ou embarcar mercadorias de todos os tipos.
Tenho por inúmeras vezes comentado da necessidade de sua ampliação, com benfeitorias outras o que representaria uma total requalificação e também da necessidade urgente de que medidas correlatas sejam direcionadas ao Porto de Aratu.
Há necessidade de que as intervenções não sejam unicamente pública e que envolva a iniciativa privada para em parcerias com contratos firmados validar a operacionalidade desses portos adequando as possibilidades de desenvolver a Economia.
Em minha conceituação não se pode esperar tudo por conta dos governos; embora seja ele dentro das condições atuais o maior responsável pela aplicação de altos investimentos.
É fato de que grandes investidores nacionais e estrangeiros só aplicarão seus recursos com a existência de meios de transportes e principalmente Portos.
No momento certamente deve ocorrer a elevação dos custos em razão da pouca eficiência, velocidade e capacidade operacional dos mesmos.
É o momento de governo e oposição de um só lado lutarem em pró de liberação de recursos para os Portos de Salvador e Aratú, isso tudo sem esquecer das licenças para a construção do Porto Sul em Ilhéus.
Ainda sobre o Porto de Salvador, a Bahia não pode se contentar apenas com anunciada construção do terminal de Passageiros (ainda não há sinal de obras e ainda está no papel).
Muita conversa e pouca ação por parte do governo federal.
A titulo de informação aos meus leitores sobre a quantidade de embarcações de grande porte ancorados na Baía de Todos os Santos, foram avistados de três pontos distintos quais sejam: Mirante da Praça Castro Alves, platô junto a Prefeitura de Salvador, na Praça Municipal, próximo do Elevador Lacerda, Palácio Rio Branco e Igreja da Misericórdia e do Belvedere da Sé, junto ao monumento da Cruz Caída.
02- Shoppings e comércio em Avenidas convivem harmoniosamente
Esta portagem tem o mérito de deixar claro para aqueles comerciantes de Ilhéus que acintosamente e ou na surdina temem a construção de Shopping Center em Ilhéus, que além do exemplo já dado e conhecido por Itabuna com seu forte comércio e com o Jequitibá ampliando em espaço e número de lojas, que em Salvador é o retrato vivo de que ninguém sairá prejudicado, pois na região da Piedade existem dois Shoppings o Center Lapa e o Piedade, que visitamos e sua movimentação de pessoas em transito, em compras e/ou simplesmente olhando vitrinas não reduziu a multidão de pessoas junto aos camelôs postados na Avenida Sete no trecho da lateral da Igreja de São Pedro (próximo ao largo da Piedade) e a Igreja de São Bento( na ladeira que leva a Praça Castro Alves) e muito menos dentro das lojas nesse percurso que é sempre agitado inclusive nos Carnavais.
E a bem da verdade, não usei de veículo motorizado, andei por 5,5 km do Campo Grande, passando pela Praça da Sé e Terreiro de Jesus, inclusive com direto a visita a Igreja dourado de São Francisco aberta ao público e repleta de turistas.
Daí considerar uma informação quente para os comerciantes de Ilhéus se juntem e com apoio dos poderes constituídos do município e do povo em geral comece a se preparar para o desenvolvimento que vem por aí com a construção do Complexo Intermodal ( Ferrovia, Porto e Aeroporto)lutando para que Ilhéus construa seu grande Centro Comercial, o que em veradade poderá ser até mais de um.
até breve.
Nenhum comentário:
Postar um comentário