terça-feira, 12 de abril de 2011

NOTÍCIAS - Infraestrutura

Venho acompanhando e postando sobre o assunto há muito tempo e desde a Reunião CEPRAM de Fevereiro/2008 (Secretaria de Ind.Com. e Mineração, Governo da Bahia) sobre os Projetos de Logística Bahia, quando embasado em pesquisas e estudos se conceituou  pela análise de 06 sítios para a construção de um Porto Off Shore com elevada  eficiência, baixo custo operacional, modelagem regulatória jurídica e institucional atualizada e que  visou todo o tempo total observância as leis ambientais e minimizava todos os impactos na natureza da região que o favorito pela conclusão dos analistas seria a Ponta da Tulha.
A titulo de elucidação e esclarecimento os sítios analisados foram os seguintes com o conceito atribuído considerando a nota mais elevada como 5.
01- Ponta do Ramo (4,11) - 02 - Aritaguá (3,63) -03- Porto do Malhado (3,28) - 04 - Campinho (2,95) -05- Distrito Industrial (2,90) e por fim Serra Grande (2,59).
Em verdade o presidente Lula quando no Centro de Convenções de Ilhéus por ocasião da autorização para as obras da FIOL, declarou sobre o local que um pouco para lá ou para cá, não era significante, pois a verdade é que o Porto seria em Ilhéus e que possivelmente entre Março a Abril Dilma aqui estaria assinando o Ok para a construção do Porto Sul.
E o governo achou por bem mudar a localização e muita conversa vai ocorrer pelos integrantes do gueto do atraso, dos falsos ambientalistas e dos donos de terras magnatas de outras paragens.
O fato indiscutivel é um só: o Porto vem aí.
Leia abaixo publicação da AGECOM:



Governo publica decreto que desapropria nova área destinada ao Complexo Porto Sul

Governo publica decreto que desapropria nova área destinada ao Complexo Porto Sul Com a evolução e o aprofundamento dos estudos ambientais, o Governo da Bahia decidiu alterar o local onde será implantado o Complexo Portuário e de Serviços Porto Sul. Em decreto que será publicado nesta terça-feira (12) no Diário Oficial, o Estado declara de utilidade pública uma área de 48.333.024,72 m2 (4.830 hectares), na margem esquerda da BA-001 (sentido Ilhéus – Itacaré), na localidade de Aritaguá, em Ilhéus.
Mantendo uma diretriz do Governo de promover o desenvolvimento com sustentabilidade e atendendo a uma orientação do IBAMA, a administração estadual optou por redirecionar os estudos para a nova área. Dentre os motivos determinantes para a mudança da localidade destinada ao projeto estão a ausência de corais e recifes no trecho de mar em frente à nova área escolhida e de fragmentos em processo de regeneração de Mata Atlântica, bem como menor complexidade de fauna.
“Depois do aprofundamento dos estudos, foi possível ter elementos mais apurados para uma reavaliação da área, e mesmo encarecendo o projeto, fizemos a opção por conta de uma melhor solução ambiental”, afirmou a secretária da Casa Civil, Eva Chiavon. Ainda de acordo com ela, o Governo da Bahia tem uma postura de compromisso com as instituições e com a autonomia das instâncias que regulam a concessão de licenças ambientais. “O Governo da Bahia tem tido preocupação com as questões ambientais e essa solução é resultado de grandes debates das áreas técnicas”, disse ChiavonAtivos ambientais
A área declarada de utilidade pública em 2008 será destinada à garantia dos ativos ambientais e proteção do ecossistema natural. Com a mudança, a chegada da Ferrovia Oeste Leste à região também não será prejudicada, pois o novo local fica a cerca de 5 Km da anterior.

O projeto

Investimentos de cerca de R$14,1 bilhões e geração de vinte e quatro mil empregos na Bahia. Estes são alguns dos benefícios que o Complexo Portuário e de Serviços Porto Sul irá trazer para o Estado quando estiver em plena operação. Trata-se de um empreendimento que abre um novo eixo de desenvolvimento no País e que vai integrar o sul da Bahia e o Brasil a uma nova rota de desenvolvimento sustentável, estimulando o turismo, gerando empregos, negócios e ativos ambientais para toda região.
O Complexo Porto Sul engloba um terminal portuário público, o novo Aeroporto Internacional de Ilhéus e o terminal portuário de uso privativo da Bahia Mineração. O terminal portuário em Ilhéus será essencial para o escoamento dos 18 milhões de toneladas de minério de ferro, além de grãos do Oeste baiano.

Ferrovia Oeste-Leste


A Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), que terá 1.490 quilômetros, envolverá, até 2012, investimentos estimados em R$ 6 bilhões provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e deve se tornar um importante corredor logístico para escoamento de soja, milho e minério da Bahia, dinamizando a produção no estado. Na Bahia, a estrada de ferro fará a ligação das cidades de Barreiras a Ilhéus.
O processo de construção da Fiol segue o cronograma previsto, com as obras iniciadas nos quatro primeiros lotes entre os municípios de Ilhéus e Caetité. No lote 01, próximo a Barra do Rocha, foi iniciada a terraplanagem. Nos lotes 02 e 03 estão sendo implantados os canteiros de obras e, no 04, começou a produção de aduelas e premoldados. Segundo o presidente da Valec, José Francisco Neves, a obra atingirá o auge em Agosto, quando 17 mil pessoas deverão estar trabalhando nos canteiros, e outras 50 mil em atividades indiretas.





Nenhum comentário: