sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Passarelas em Salvador

Cidade
Salvador ganha mais duas passarelas
Fotos(abaixo): Alberto Oliveira/Tribuna da Bahia
A passarela da Tancredo Neves Localizadas na BR-324 (Acesso Norte) e no entroncamento entre as avenidas Tancredo Neves e Magalhães Neto, as estruturas deverão facilitar a travessia dos pedestres, além de garantir uma maior fluidez ao tráfego de veículos das duas regiões.

Com montagem já concluída pela Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), órgão ligado à Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura (Setin), apenas alguns detalhes administrativos estão sendo ajustados para que seja liberado o acesso da população.

As duas obras fazem parte de uma parceria público-privada, onde, por exigência da Prefeitura do Salvador, as empresas responsáveis pelo Shopping Bela Vista (Acesso Norte) e pelo loteamento Aquários (Av. Tancredo Neves) se comprometeram a financiar a construção das passarelas.

“A exigência tem como objetivo diminuir os impactos dos empreendimentos nos locais onde foram construídos, além de facilitar o acesso da população”, informou o presidente da Desal, Jarilson Paim.

Na região do Shopping Bela Vista, a passarela garante a ligação entre o empreendimento e a estação de transbordo da Rótula do Abacaxi, onde também funcionará a estação do metrô. Conforme Paim, a obra conta com 220 metros e exigiu um investimento de R$2,2 milhões. Já a passarela construída entre as avenidas Tancredo Neves e Magalhães Neto possui 150 metros e foi erguida ao custo de R$1,5 milhão.

Esta segunda passarela contribuirá para a eliminação do semáforo existente entre as avenidas Tancredo Neves e Magalhães Neto, de acordo com o presidente da Desal. “Com a mudança, a Prefeitura consegue diminuir os pontos de retenção do tráfego e, consequentemente, garantir uma maior fluidez”, comentou.

Com as duas novas passarelas, Salvador passará a contar com 32 estruturas desse tipo, sendo 14 delas erguidas nos últimos oito anos.

O vendedor ambulante Roberto Santos, 37, disse utilizar o transporte público todos os dias para se deslocar de um ponto ao outro da cidade. Nesse tempo, são muitas as passarelas que utiliza. “Sempre estou carregando mercadorias, então é complicado atravessar a rua de qualquer jeito ou ficar aguardando o semáforo fechar. Por isso, as passarelas facilitam muito a minha vida. Acho que o ideal seria que em todo lugar uma pudesse ser construída”, opinou.

Já o administrador de empresas Ivonei Luz, 45, disse esperar que as novas passarelas melhorem o tráfego em Salvador. “O que a gente espera é que as pessoas possam atravessar com mais segurança e o trânsito possa fluir de uma maneira melhor”, disse.

Nenhum comentário: