sábado, 1 de dezembro de 2012

Cidade Bicicleta: meio de transporte alternativo chegará a Salvador até a Copa 2014

Projeto foi apresentado aos membros do GET de Infraestrutura durante reunião


Na tarde da última quarta-feira (28/11), durante reunião, os membros do Grupo Executivo de Trabalho de Infraestrutura, participaram de uma apresentação do Plano de Mobilidade Urbana e dos detalhes do Projeto Cidade Bicicleta. O encontro aconteceu na sede do Centro de Estudos e Desenvolvimento Humano (CEDEH), no Corredor da Vitória.


Comandado pela Coordenadora de Infraestrutura e Operações da Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 (Secopa), Adriana Diniz, o encontro reuniu membros do governo estadual, municipal e da iniciativa privada, que formam o Grupo Executivo de Trabalho, cuja função é acompanhar as obras de infraestrutura destinadas à Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™.

Na ocasião, diversos aspectos sobre mobilidade urbana durante os megaeventos esportivos foram debatidos, dentre eles: estacionamentos durante dias de jogos, locomoção no entorno da Arena Fonte Nova, palco dos jogos na capital baiana, e em outros pontos da cidade, incluindo o Porto e o Aeroporto de Salvador, que também passam por processos de ampliação e modernização.

O quesito segurança também teve destaque na discussão, que debateu detalhes de desvios e rotas criadas especialmente para facilitar a locomoção dos baianos e visitantes, já no próximo ano, durante os jogos da Copa das Confederações 2013, considerado evento teste, que antecede o mundial de 2014.

Diante de muitos aspectos importantes de infraestrutura discutidos, um teve maior destaque: o uso de bicicletas como meio de transporte. O Projeto Cidade Bicicleta, que já possui a primeira etapa em processo licitatório, prevê ampliação da ciclovia de Salvador, dos atuais 110 para 217 Km.

Com investimento previsto de 41 milhões, já para a Copa das Confederações 2013, está prevista a conclusão da primeira etapa da obra, que consiste em 8 Km de pista cicloviária no entorno da Arena Fonte Nova, e 14 Km no percurso do Centro até a orla, a área de Itapagipe (situada na Cidade Baixa) e o Centro Antigo.


Para o Superintendente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), Antônio Brito, o sistema cicloviário que está sendo oferecido no Projeto Cidade Bicicleta é uma alternativa não motorizada para solucionar a mobilidade urbana em Salvador e em mais 41 municípios baianos.

Com base na pesquisa desenvolvida para o projeto, as bicicletas representam 7,4% da locomoção no Brasil. Em Salvador, a maioria dos usuários são homens na faixa etária adulta, que a utilizam como transporte para o trabalho.

Questionado sobre a aceitação dos baianos ao modelo cicloviário, o Superintendente da Conder não demonstrou incertezas: “Esse modelo é uma tendência mundial e é totalmente adaptável à cidade, além de ser sustentável”, concluiu.
Ascom Secopa

Nenhum comentário: