sábado, 1 de dezembro de 2012

A Bahia precisa de portos ampliados e da construção do Porto Sul

BAHIA PERDE 32% DAS CARGAS PARA OUTROS PORTOS, DIZ USUPORT

O diretor executivo da Associação de Usuários dos Portos da Bahia – Usuport, Paulo Villa, afirmou ontem no 8º Encontro Anual da instituição, realizado no auditório da Fieb, que cerca de 32% das cargas baianas estão saindo por outros portos e que o percentual de movimentação de cargas nos portos públicos do Estado em relação ao Brasil e ao Nordeste vem caindo.

Villa disse ainda que em pesquisa realizada em 2011, os portos de Aratu e Salvador tiveram as piores notas entre os grande portos. Para completar, Villa disse que serão precisos mais de 5 bilhões em recursos até 2020 para viabilizar os investimentos necessários aos portos baianos, destacando a necessidade imediata de investimentos na construção de um novo berço no Porto de Salvador e investimentos de R$ 1,6 bilhões no Porto de Aratu.

Aberto pelo presidente da instituição, Marconi Oliveira, o encontro contou também com a presença do Secretário da Casa Civil do governo do Estado, Rui Costa, que, apesar dos entraves burocráticos, garantiu que o trecho da Ferrovia Oeste-Leste ligando Ilhéus a Caitité estará pronto em 2014, e que trabalha para que o Porto Sul tenha a licença de instalação liberada no primeiro trimestre de 2013.

O economista Armando Avena mediou os debates, que contou também com a presença do professor da UFBA, Marcos Alban, e do representante do Tribunal de Contas da União, Adalberto Vasconcelos.

O presidente da Fieb, José Mascarenhas, encerrou o encontro destacando a urgência nos investimentos voltados para a modernização dos portos na Bahia, especialmente o Porto de Aratu, lembrando que o estado está perdendo investimentos por conta da deficiência de infraestrutura.

BahiaEconômica

Enquanto isso os que lutam para impedir o desenvolvimento e que certamente levará beneficios a interesses de gente de outros estados usam de meios legais mais improcedentes para dificultar a concretização da FIOL e do Porto Sul.

Em outros tempos a coisa seria bem diferente. Não duvidem que haverá ações contra a construção da nova Ponte de Ilhéus ao Pontal.

Leia abaixo a noticia postada por BahiaEconômica


 

MP PEDE A SUSPENSÃO DA LICENÇA DO PORTO

O Ministério Público Federal (M) de Ilhéus (BA) e o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) entraram com ação civil pública pedindo a suspensão da licença prévia concedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) que permite a construção do Porto Sul, na região sul da Bah

O Secretário da Casa Civil do governo do Estado, Rui Costa, disse ontem no 8º Encontro Associação de Usuários dos Portos da Bahia – Usuport que o estado já tem conhecimento da ação e que o governo vai trabalhar no sentido de vencer mais essa barreira ao projeto e conseguir a licença de instalação no primeiro trimestre de 2013.

A ação quer a realização de novas audiências públicas e que sejam reconhecidas a nulidade das audiências públicas realizadas, por não terem atendido os princípios objetivos de informar, cientificar e fazer influir na decisão final.
BahiaEconômica

Nenhum comentário: