sexta-feira, 3 de junho de 2011

Você gosta de chocolate?

História com sabor em 3 capítulos

 Capitulo 3 A (terá o B como final)

O Cacau contém entre 20 a 40 sementes, que é amarga, aromática e oleosa e tem 43,3% de carboidratos, 22% de manteiga, 18% de proteínas e 6,3% de cinzas, pequena quantidade de água e outras substâncias.
Há quem afirme que na metade do Século XVIII a semente do Cacaueiro foi trazida para a Bahia e que em 1783 a Lavoura do Cacau já era importante na região de Ilhéus e Itabuna.
Há também quem afirme que o cultivo em maior escala se iniciou em 1879, em 1931 criou-se o Instituto do cacau em forma de Cooperativa e em Março de 1941, foi transformado em autarquia.
O Cacaueiro começa a frutificar com três anos, a partir de oito anos a produção atinge a alto nível e até trinta anos mantém uma satisfatória produção e a árvore pode viver até mais ou menos 100 anos.

Processo de transformação
As sementes são limpas, secadas e depois torradas a um temperatura entre 135 a 176% para apurar aroma, cor e sabor e a seguir partidas e descascadas. As cascas são transformadas em fertilizantes.
Tais processos permite a extração da gordura natural ou manteiga de cacau e depois do cacau moído por meio de prensa são partes da fase de semi-industrialização e nas etapas seguintes, a pasta de Cacau é transformada em massa de Chocolate.
Chocolates:
Amargo - Cacau torrado, moído e fundido em barras
Doce - Massa do Chocolate com açucar fino ou granulado.
 A massa resultante é passada em máquinas refinadora ( contém 42% de massa de Chocolate, 42% de Açúcar e 16 % de manteiga de Cacau).
Depois de resfriado é moldado em barras.

continua ( parte final)

Nenhum comentário: