quarta-feira, 1 de junho de 2011

Holanda

.Dentre os acessos internacionais ao meu blog pensargrande há brasileiros que vivem e trabalham na Holanda, daí vou tentar homenagear aos mesmos com o comentário a seguir. É bom ressaltar que minha atitude será extensiva a todas as nações que registram acesso ao meu trabalho.
Quanto ao que aqui comento peço se houver a necessidade de modificação nas informações e/ou novos registros sobre o desenvolvimento e progresso dessa grande nação favor enviar comentário a respeito.

Geografia e fotos da Holanda

Área: 41.526 km²

Capital: Amsterdã

Províncias: Groninga, Frisia, Drente, Overijssel, Güeldres, Utrecht, Flevolandia, Holanda Setentrional, Holanda Meridional, Zelanda, Brabante Setentrional e Limburgo.

População: 16,6 milhões (estimativa 2009)

Moeda: Euro

Nome Oficial: Reino dos Países Baixos


Nacionalidade: neerlandesa ou holandesa

Data Nacional: 26 de julho de 1581 (Declaração da Independência)


Governo: Monarquia Constitucional

GEOGRAFIA DA HOLANDA:
Localização: oeste da Europa
Cidade Principais: Amsterdã, Roterdã, Assen, Haia, Ultrecht, Maastricht e Eindhoven.
Densidade Demográfica: 400 hab./km2
DADOS CULTURAIS E SOCIAIS
População: neerlandeses 96%, indonésios, guianeses e outros 4%
Idioma: neerlandês (oficial)
Cerca de 25% de seu território foi recuperado ao mar, sua extensão faixa costeira é formada por pântanos, superficies planas de lama, dunas de areias e digues e em seu interior a superficie aluvial é drenada pelos rios Reno, Maas e Ijssil, uma complexa rede de digues e de canais impede inundações e as terras se elevam para o sul e leste.
A Holanda tem clima com invernos amenos e verões frescos, produz laticinios de excelente qualidade, trigo, cevada,aveia e batatas e as ind´´ustrais usam gás natural e a amior parte delas localiza-se em Roterdã, incluindo refinarias de petróleo, indústrias de aço, produtos quimicos e alimenticios.
É um pais de forte Economia e de baixa taxa de desemprego








A Holanda é caracterizada por ser um país extremamente plano e de pouca altitude.
 A maior parte do território se situa a menos de um metro acima do nível do mar. O ponto mais alto, o Vaalserberg, que se localiza no sudoeste do país possui uma altitude de 321 metros acima do nível do mar.
Muitas áreas mais baixas estão protegidas por diques, com o objetivo de conter o avanço do mar.

O país é dividido por duas partes principais através dos rios Reno, Waal e Mosa. Ao longo do litoral, há inúmeras ilhas, sendo as  principais as Ilhas Frísias, localizadas no litoral norte.
 Essas ilhas sofreram ao longo dos anos diversas modificações devido às ações do homem e dos desastres naturais
O clima na Holanda é classificado como continental marítimo, com verões suaves e invernos frios e possui bastante umidade e caracteriza-se por ser ventoso e frequentes chuvas.
O índice pluviométrico do país fica entre 600 mm a 800 mm ao ano.
 As paisagens naturais foram profundamente alteradas e pouco se restam da vegetação original.
 O mesmo acontece com a fauna silvestre, que praticamente desapareceu devido à ação do homem ao longo dos séculos.

Uma característica marcante da paisagem holandesa são os diques que contêm o avanço do mar em algumas áreas do litoral.
 O principal deles se localiza em torno do Lago Issel, em que parte da área que antes eram ocupadas pelas águas, hoje foi construída uma província inteira, a Frivolândia, sendo que o seu território situa-se totalmente abaixo do nível do mar.


Brasileiros na Holanda ( os dados não são atualizados mas, serve para exemplificar como vivem os brasileiros na Holanda)



A Holanda tem recebido um número cada vez maior de brasileiros - legais e ilegais. Nos últimos anos, o número de imigrantes brasileiros vivendo legalmente no país cresceu muito, indo de 8913 em 2000 para 14823 em 2008 – um aumento de 66%.
 E estima-se que o número de ilegais tenha crescido em ordem ainda maior.

Em pesquisas do Gabinete Central de Estatística (CBS) para o Serviço de Imigração e Naturalização da Holanda, os brasileiros também aparecem entre as dez nacionalidades que mais pedem o chamado MVV – Machtiging tot voorlopig verblijf, a autorização para permanência temporária na Holanda - , ao lado de países como China, Índia, Turquia, Somália e Iraque.

Desde 2002, as leis de imigração vêm se tornando mais e mais rígidas na Holanda, o que tem dificultado a entrada legal no país e, consequentemente, aumentado o número de imigrantes ilegais.

Um grande número de jovens na faixa de 20 a 28 anos escolhe o caminho aparentemente mais fácil de permanecer no país ilegalmente.

Segundo estimativas do Consulado Geral do Brasil em Roterdã, o número de brasileiros ilegais na Holanda gira em torno de 2250.

Deportações

A estimativa oficial é tímida e, na verdade, ninguém tem como saber ao certo o número de ilegais. Mas tudo indica que está aumentando, e muito.

Em 2007, aproximadamente 80 brasileiros ilegais foram deportados da Holanda.
 Em 2008, foram mais de 140 – 75% a mais, segundo dados do Ministério da Justiça holandês. Embora não haja uma relação direta entre o número de deportados e o número de ilegais, tudo leva a crer que o percentual de brasileiros ilegais na Holanda esteja crescendo.

Brasileiros que vivem no país há alguns anos também percebem nas ruas e no transporte público um significante aumento do número de compatriotas circulando, principalmente, em Amsterdã e Roterdã.

Dificuldades

Viver como imigrante ilegal implica em inúmeras dificuldades, mas os que optam por esta condição têm, em geral, objetivos bem traçados.

Como as opções de trabalho como ilegal também são limitadas, a grande maioria dos brasileiros ilegais vivendo na Holanda trabalha na construção civil ou fazendo faxina.
Fotos:credito Google

Nenhum comentário: