sábado, 13 de novembro de 2010

Deu na Tribuna da Bahia

O tricolor voltou: Um sábado para a história
Foram longos e intermináveis sete anos longe da elite do futebol brasileiro. Como uma “praga”, um vírus que disseminou frustrações, decepções, agonias e derrotas, que tirou da fanática torcida tricolor até mesmo a tradição das grandes comemorações na conquista de títulos.
Mas hoje, sábado, dia 13 de novembro de 2010, tudo deve ficar para trás quando o provável triunfo do Bahia sobre a Portuguesa de Desportos, no Estádio Governador Roberto Santos, carimbar o passaporte do clube baiano rumo à Série A, a 1ª Divisão do Campeonato Brasileiro em 2011, dando início a uma festa inesquecível que vai começar no Parque Metropolitano de Pituaçu e se estender por todos os cantos da cidade, do Farol de Itapuã a Itapagipe, vestindo Salvador de uma incontrolável euforia nas cores azul, vermelho e branco.
A ansiedade é tanta que o torcedor do Bahia não cabe em si.
Os 32 mil 157 felizardos que estão com seus ingressos nas mãos não vêm a hora da abertura dos portões para entrarem no “Caldeirão do PituAço” e dar início à inesquecível festa da volta do time baiano à elite do futebol brasileiro.
Desde as primeiras horas da manhã, Salvador vive e passa um sentimento de “festa cívica” com as manifestações de amor e paixão pelo tricolor baiano, em bandeirolas, faixas e bandeiras nos automóveis, casas e prédios da capital baiana.
Já está tudo pronto. Ingressos vendidos, instalação de telões em pontos estratégicos da cidade para a transmissão ao vivo do jogo Bahia x Portuguesa de Desportos, distribuição dos trios elétricos, participação dos artistas declaradamente tricolores, o esquema de segurança da Polícia Militar, das secretarias da Prefeitura com o reforço do sistema de transporte e fiscalização, time escalado e definido pelo técnico Márcio Araújo. Só falta uma coisa: o tricolor ganhar o jogo no Estádio de Pituaçu.
Mesmo com um empate, matematicamente, faltando mais duas rodadas, além da de hoje, o Bahia não carimba uma das três vagas restantes do G-4 da Série B do Brasileiro – o Coritiba já está garantido – porque continua lutando contra a própria Portuguesa de Desportos, Sport de Recife e América Mineiro pelo direito de subir para a Série A em 2011.
Márcio Araújo revela o time do Bahia
O técnico Márcio Araújo não fez cerimônia para revelar o time do Bahia que vai entrar em campo para a decisão de hoje. Sem mistério, o treinador confirmou os 11 titulares e tirou todas as dúvidas para enfrentar a Portuguesa.
Algumas modificações já eram esperadas. Omar entra no lugar de Fernando. Hélder retorna no meio-de-campo. Na lateral-direita, Ananias será mantido no lugar de Arilton. “A princípio vai o Ananias. Ele está bem mais acostumado com Pituaçu, acostumado com a pressão da torcida, e dá uma boa dinâmica ali pela direita”, explicou.
Na zaga, Alison está de volta. “Nós pedimos para o Alison ficar fazendo a recuperação total do problema no dedo, mesmo com ele tendo condições de jogar no sacrifício. Seria uma injustiça não colocá-lo agora”, afirmou o treinador.
Para o zagueiro, chegou a hora de retribuir o carinho da torcida. “Temos a oportunidade de conseguir nos garantir para disputar a Série A no ano que vem. Mas com os pés no chão, porque não ganhamos nada e vamos lutar para colocar o Bahia na Série A. É um jogo ímpar que pode colocar esse grupo definitivamente na historia do Bahia”, afirmou.

Nenhum comentário: