quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Informes do governo da Bahia - SEPLAN


Estados e União começam a alinhar PPA 2012-2015
A Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia (Seplan) participa, até esta sexta-feira (19), do I Seminário de Planejamento Governamental promovido pela Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos do Ministério de Planejamento em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Estaduais de Planejamento (Conseplan), em Brasília.
O evento pretende promover o diálogo entre os entes da federação e obter maior integração entre os seus Planos Plurianuais (PPAs).
Para o chefe de gabinete da Seplan, Edson Valadares, o seminário é fundamental para alinhar a formulação do PPA 2012-2015 dos estados com o da União, “que terá como novidade a substituição de um modelo, que tem seu eixo central nos processos administrativos, pelo de conteúdo das políticas públicas”.
O foco das ações governamentais, a partir desta mudança, deve ser direcionado para a efetividade dos resultados e não apenas para as normas e os procedimentos.“A nova abordagem orienta para o enxugamento dos programas e ações orçamentárias, tendo como eixo balizador temas e desafios que integrem as ações setoriais e direcionem suas atividades para unidades territoriais", explica Valadares.
O secretário do Planejamento da Bahia, Antônio Valença, também participou do evento, em debate com o secretário de Política Econômica, Nelson Henrique Barbosa Filho, sobre as políticas econômicas e os projetos especiais como temas fundamentais para a organização do orçamento público.
A programação do seminário inclui os temas econômicos e especiais, planejamento e desenvolvimento, infraestrutura, monitoramento e avaliação de políticas públicas, investimentos estratégicos, governança corporativa e gestão fiscal.

Nenhum comentário: