segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Objetivo da noticia: informar o que acontece no mundo...onde a liberdade e a soberania é tantas vezes contestada

Kosovo diz que quer participar da Copa de 2014.
Para principio de conversa não estou me metendo em politica internacional, apenas noticiando o fato a pedido de um leitor



Fonte: Terra
A seleção do Kosovo se prepara para participar das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil, disse nesta terça-feira o presidente da Federação de Futebol do Kosovo, Fadilj Vokri, embora as autoridades futebolísticas sérvias tenham qualificado tal possibilidade como "ficção científica".
"Esta é a realidade. Trabalhamos muito para que participemos das Eliminatórias para o Mundial do Brasil, e não vejo nada que possa nos impedir de chegar lá", declarou Vokri, ex-jogador do Partizan e da seleção iugoslava, ao jornal sérvio Kurir.
"O Estado do Kosovo foi reconhecido por 71 países, dos quais a maioria é de grandes potências econômicas, mas também futebolísticas, e cujo desejo é que nossa seleção seja membro da Uefa e da Fifa", acrescentou.
O presidente da federação kosovar afirmou que gostaria que seu país ficasse na mesma chave da Sérvia nas Eliminatórias europeias. "Isso reduziria as tensões. O objetivo do futebol é unir pessoas e Estados".
"Um grande desejo das pessoas do futebol do Kosovo também é jogar um amistoso com a seleção sérvia, e meu desejo é que aconteça no estádio do Partizan, onde vivi os mais belos momentos de minha carreira", completou Vokri.
A Federação de Futebol da Sérvia (FSS), que não tem informações sobre as aspirações kosovares de participar do próximo Mundial, garantiu que recebeu em várias ocasiões garantias que a equipe do que chamou de "Estado falso do Kosovo" não pode ser admitido no futebol europeu e, por isso, nem na Fifa.
"As Eliminatórias para a Copa do Brasil já começam no segundo semestre de 2012, e é ficção científica a possibilidade que o Kosovo se encontre no sorteio", declarou ao Kurir o secretário-geral do FSS, Zoran Lakovic.
A elite política da maioria albano-kosovar proclamou em fevereiro de 2008 a independência do Kosovo, que a Sérvia não reconhece, considerando-o como parte integrante de seu território.

Nenhum comentário: