segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Evento discute implantação de usina termonuclear na Bahia

NOTÍCIAS - Infraestrutura
29/Nov/2010
Candidata a sediar uma das duas usinas termonucleares previstas no Plano Nacional de Energia Elétrica (PNE-2030), a Bahia, por intermédio das secretarias estaduais de Infraestrutura (Seinfra) e da Indústria, Comércio e Mineração (SICM), promove, na próxima sexta-feira (3), no Gran Hotel Stella Maris Resort & Conventions, em Salvador, o 4º Workshop de Energia Nuclear no Nordeste, tendo como público alvo empresários, engenheiros, a comunidade acadêmica, ambientalistas e membros da administração pública.
O workshop é de iniciativa da Eletrobrás Termonuclear S.A (Eletronuclear) e da Associação Brasileira de Desenvolvimento das Atividades Nucleares (Abdan). A temática é a mesma discutida em Pernambuco e Alagoas, em 2009, e em Sergipe, em maio deste ano - ‘Energia Nuclear no Nordeste’. A Eletronuclear desenvolverá estudos para avaliação técnica, geoeconômica e socioambiental dos locais em condições de abrigar as futuras usinas.
Para o secretário estadual de Infraestrutura, Wilson Brito, a Bahia reúne os requisitos necessários para sediar a futura usina, lembrando que o Estado vive hoje grandes transformações na sua economia, investindo fortemente em infraestrutura e logística, a exemplo da Ferrovia Oeste-Leste e o Porto Sul, a recuperação de cinco mil quilômetros de rodovias, reforma de aeroportos, implantação de parques eólicos, construção de estaleiros, iniciativas que consolidam a liderança na região.
Além disso, a Bahia abriga a maior jazida de urânio em exploração no País, situada no município de Caetité e administrada pela estatal Indústrias Nucleares do Brasil. Outros fatores determinantes para viabilizar o empreendimento são a proximidade das linhas de transmissão necessárias ao escoamento da futura oferta de energia, minimizando os custos de interligação, e a localização geográfica e geológica, com potencial favorável aos estudos a serem desenvolvidos pela Eletronuclear para o sítio que abrigará a futura usina de geração termonuclear.
Por se tratar do maior mercado consumidor de energia elétrica do Nordeste, com grande potencial de expansão, principalmente pelo setor industrial, a Bahia é quinta economia do país, com forte presença de geração do seu PIB no setor de energia, petroquímica, agroindústria e indústria automobilística.
Com destaque também para o mercado de formação de mão obra especializada apto a integrar a captação de novos cursos profissionalizantes e acadêmicos, necessários ao fornecimento de profissionais para essa nova fronteira tecnológica a ser desenvolvida na região.
Segundo o superintendente de Energia e Comunicações da Seinfra, Silvano Ragno, a Bahia, sendo o quarto estado da região a fazer parte do elenco de workshops elaborados pela Eletronuclear, tem condições de abrigar em suas fronteiras, a instalação da futura planta de geração termonuclear no Nordeste. Ele também explica que o estado já havia manifestado interesse na realização do evento no primeiro semestre deste ano. Contudo, por incompatibilidades de agenda, o evento foi transferido para o segundo semestre.
Ainda defendendo a implantação da usina na Bahia, Ragno afirma o Brasil possui duas usinas implantadas - Angra I e Angra II, no Rio de Janeiro. A Angra III está em fase de construção. “Agora é a oportunidade de o Nordeste contar com futuras usinas, porque a região tem um grande potencial para produção de energia nuclear”.
Necessidade
O Plano Nacional de Energia (PNE-2030) estabelece como uma de suas metas, a necessidade de expansão da oferta de energia elétrica, por meio da geração termonuclear, ampliando o potencial de geração dessa fonte de energia firme, dentro da matriz energética brasileira, frente às preocupações com a segurança energética, a volatilidade dos preços dos combustíveis fósseis e com as mudanças climáticas no planeta.
Inicialmente, cada central a ser implantada deverá possuir dois reatores de 1.000 MW cada, podendo acomodar a ampliação para até seis reatores de 1.000 MW.
Participarão do encontro, o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia, Altino Ventura Filho, o presidente da Eletrobrás, José Antônio Muniz Lopes, o presidente da Eletronuclear, Othon Luiz Pinheiro da Silva, o presidente da Abdna, Antonio Ernesto Ferreira Muller, os secretários Wilson Brito (Seinfra), James Correia (Sicm), Antônio Valença (Planejamento) e parlamentares.
inscrições, a programação e outras informações estão no site da Seinfra.
Fonte:AGECOM

Nenhum comentário: