quinta-feira, 25 de novembro de 2010



Estado e prefeituras se unem para combater trabalho infantil no oeste da Bahia
De acordo com o secretário Nilton Vasconcelos, tanto o Estado quanto as prefeituras terão responsabilidades para garantir o êxito da iniciativa.
Assegurar uma infância plena, com acesso à cultura e educação de qualidade. Este é o objetivo principal da II Caravana Estadual do Peti, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil que, nesta terça-feira (23), chegou ao município de Santa Maria da Vitória, no extremo oeste, onde as onze prefeituras regionais, que formam a Bacia do Rio Corrente, assinaram um Termo de Compromisso com o Governo do Estado para reduzir o número de crianças em situação de trabalho.
A cerimônia foi realizada na Associação Atlética Banco do Brasil (ABBB), com a presença de quatro secretários estaduais - Arany Santana (Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza), Osvaldo Barreto (Educação), Nilton Vasconcelos (Trabalho, Emprego, Renda e Esporte) e César Lisboa (Relações Institucionais), além da representante das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), Jussara Lima. “Esta é a primeira vez que a Caravana chega a esta região, marcada pelo alto índice de pobreza, que condiciona ao trabalho infantil
Nosso objetivo aqui é mobilizar a sociedade com ações efetivas”, afirmou Arany Santana, enfatizando que, em 2009, na primeira edição do programa, cerca de doze mil crianças da região nordeste do estado receberam apoio social do Peti.
Na ocasião, as Voluntárias Sociais disponibilizaram, por meio de Termo de Doação, um total de 169 cisternas emergenciais. Estas serão destinadas às escolas da região em situação precária de abastecimento de água.
Responsabilidades - O Termo de Compromisso firmado une as instâncias municipais e estaduais em um esforço coletivo para empreender estratégias conjuntas de combate ao trabalho infantil. De acordo com o secretário Nilton Vasconcelos, tanto o Estado quanto as prefeituras terão responsabilidades para garantir o êxito da iniciativa.
Entre os compromissos estaduais estão visitas técnicas a todos os municípios envolvidos para sensibilizar as comunidades, realização de passeatas e carreatas, exibição de filmes e atividades recreativas para crianças e adolescentes e ações educativas nas escolas públicas.“Estas iniciativas têm significado maior que obras de concreto e aço, porque incidem diretamente na consciência das pessoas mobilizadas”, disse o secretário Vasconcelos, lembrando que o recorde da geração de 98 mil empregos com carteira assinada, neste ano, cria o contexto social oportuno para qualificar o trabalho e retirar as crianças de situações de risco.
A cargo das prefeituras está, sobretudo, o apoio às iniciativas empreendidas pela Caravana, facilitando o acesso e a incidência das ações sobre as crianças e jovens das cidades. “Estamos organizados em parceria justamente para abrir um novo horizonte na região que permita a garantia, a todas as nossas crianças, de seus direitos”, observou o prefeito de Santa Maria da Vitória, Padre Amário dos Santos.
Moradora de Santa Maria da Vitória, a zeladora Iara Batista aprovou a chegada da Caravana. “Vai ser muito importante para a região. Afinal, lugar de criança é na escola”.
Projeto - A II Caravana Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil está na estrada desde o dia 15 deste mês, com o projeto de percorrer os 11 municípios da Bacia do Rio Corrente até a próxima sexta-feira (26).
O grupo, formado por profissionais de diversas secretarias, leva dois objetivos centrais - mobilizar a sociedade contra o trabalho infantil e formalizar um compromisso com os gestores municipais em prol de estratégias para enfrentar este problema social.As cidades envolvidas são Cocos, Coribe, Jaborandi, Santa Maria da Vitória, São Félix do Coribe, Correntina, já visitadas, e Canápolis, Santana, Serra Dourada, Tabocas do Brejo Velho e Brejolândia.
Fonte:SETRE

Nenhum comentário: